Região

Quinta do Sol realiza Dia “D” contra HPV nesta sexta

Vacinação será realizada no Colégio Estadual São Judas Tadeu.

A secretaria da Saúde de Quinta do Sol promove nesta sexta-feira (5), o dia “D” de vacinação contra HPV (Vírus do Papiloma Humano) e Meningo C. A ação será realizada em conjunto com a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão para aumentar a cobertura da vacina na cidade. A vacinação será realizada no Colégio Estadual São Judas Tadeu. A Promotoria de Justiça da Comarca também apoia a ação.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Alexandra Montes de Oliveira alerta a população para a importância da vacina. Alexandra pede aos pais para que levem seus filhos para se vacinar. “Alguns pais têm preconceito porque acham que a vida sexual do filho vai começar muito cedo tomando a vacina, mas isso não é verdade”, falou

A meta da Regional da Saúde é vacinar em Quinta do Sol 195 pessoas de 9 a 14 anos (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14) contra a doença. Segundo Alexandra, a escola é um espaço que o aluno passa boa parte de sua vida por isso o município escolheu o local para a vacinação.

Segundo ela, as igrejas da cidade também estão colaborando na divulgação da campanha e na conscientização dos pais para que autorizem seus filhos a receber a vacina na escola. “É muito importante a colaboração de todos para o sucesso desta campanha”, destacou Alexandra.

Durante a campanha será servido lanches aos alunos e haverá o sorteio de uma bicicleta e um tablete para todos os vacinados, inclusive aos que já haviam completado o esquema vacinal este ano, antes da campanha. No “Dia D” é necessário que os alunos levem a carteira de vacinação, o Cartão SUS e a autorização dos pais para que possam receber a vacina no colégio.

Alexandra explica que a cobertura vacinal só está completa após a segunda dose da vacina. O adolescente que recebeu a primeira aplicação deve voltar ao posto de saúde após seis meses para repetir a imunização. O vírus do papiloma humano, ou HPV, é causa de diversos tipos de cânceres. A vacina previne 70% dos casos de câncer de colo de útero, 90% de câncer anal, 63% de câncer de pênis, 70% de câncer vaginal, 72% de câncer de orofaringe e 90% das verrugas vaginais.