Região registra mais uma morte por “Gripe A” e óbitos sobem para 4

A região registrou nesta terça-feira (21) mais uma morte por gripe H1N1 (Gripe A), aumentando para 4 o número de óbitos em decorrência da doença. Desta vez um idoso de 88 anos, morador de Mamborê, foi a vítima.  As outras mortes foram registradas em Juranda, Campina da Lagoa e Moreira Sales. As vítimas tinham respectivamente 36, 44, e 69 anos. A Comcam está em alerta contra a doença. 

Até o momento a região contabiliza 16 casos de Gripe A, sendo em Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (9); Goioerê (1); Iretama (1); Juranda (1); Mamborê (1); Moreira Sales (1); e Ubiratã (1). Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Paraná. 

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão orienta que com os dias mais frios a população deve intensificar os cuidados preventivos contra a gripe. As principais recomendações são higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimento; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.

Neste ano, a campanha de vacinação contra gripe na região atingiu 93,35% do público alvo. A meta era vacinar 111.723 pessoas, mas foram imunizadas 104.297. O grupo de pessoas com comorbidade (88,83%) e gestantes (77,76%), tiveram a menor cobertura vacinal. Em alguns municípios a procura dos professores pela vacina foi bastante baixa com a cobertura atingindo apenas 48%. 

Até o momento 98 óbitos em decorrência da doença foram registrados no Paraná desde o início de janeiro deste ano. O acompanhamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza apresenta 512 casos confirmados. Deste total, 438 casos são de contaminação por H1N1.

Em relação à faixa etária, o boletim semanal mostra que 53,1% dos casos de contaminação pelo vírus da Influenza acontecem em pessoas com mais de 60 anos, portadoras de comorbidades. Na sequência, estão as pessoas com idade entre 50 a 59 anos, que representam 18,4% dos casos; pessoas de 40 a 49 anos, 14,3%; crianças menores de 6 anos, 5,1% e, na faixa etária entre 10 a 19 anos, representa 4,1% dos casos confirmados.

Os sintomas compatíveis com a doença são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, dor nas articulações, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca. Pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar atendimento médico.