Região

Rigueti faz balanço positivo do 1º ano de mandato: “muita coisa foi feita”

Rigueti: “Vou me entregar dia e noite para o município para que possamos colher bons frutos e realizar grandes obras em 2018”.

O prefeito de Engenheiro Beltrão, Rogério Rigueti (PMDB), fez um balanço positivo de 2017, primeiro ano do seu mandato. Ele que é empresário na cidade, disse que “muita coisa” foi feita neste início de governo, mas reconheceu que ainda “há muito a ser feito”.

“Pegamos o município no começo de 2017 onde tudo estava por se fazer. Tínhamos problemas com a infraestrutura e de questões de administração. Mas colocamos a casa em ordem e conseguimos organizar tudo aquilo que era necessário para atender prontamente a comunidade”, falou o gestor.

Segundo ele, a principal dificuldade no início do mandato foi a precariedade que encontrou a infraestrutura da cidade além de dívidas junto a fornecedores, INSS e Sanepar. Para 2018, o gestor destacou que entre as prioridades de governo está a geração de emprego e renda, investimentos na infraestrutura, saúde e educação, entre outros. Leia abaixo a entrevista completa.

Que balanço que o senhor faz deste primeiro ano do mandato?

Fazemos um balanço positivo do primeiro ano do nosso governo. Positivo porque pegamos o município no começo de 2017 onde tudo estava por se fazer. Tínhamos problemas com a infraestrutura e uma série de problemas na questão de administração. Mas colocamos a casa em ordem e conseguimos organizar tudo aquilo que era necessário par atender prontamente a comunidade, principalmente aqueles que mais estavam necessitando das ações do governo. Muita coisa foi feita, mas ainda tem muito para se fazer.

Qual a principal dificuldade para colocar o plano de governo em prática?

A grande dificuldade que encontramos para colocar o nosso plano de governo em prática, sem sombra de dúvida foi a forma que assumimos o município. A precariedade na infraestrutura da cidade em todos os setores, problemas com fornecedores, dívidas, precatórios, dívidas com INSS e Sanepar, foi a grande dificuldade encontrada no primeiro momento.

Que marca o prefeito Rogério Rigueti deixou para a cidade neste primeiro ano do mandato?

A marca que o nosso governo deixa neste primeiro ano de mandato é a marca do trabalho, da transparência, e da vontade de fazer melhor. Trabalhamos com muita transparência com a comunidade, aproximando mais as pessoas da administração, mas acima de tudo estamos provando que com seriedade e trabalho dá pra fazer mais e melhor porque o nosso povo merece respeito.

O senhor conseguiu colocar em prática tudo o que estava planejado para Engenheiro Beltrão em 2017?

Nós moramos em Engenheiro Beltrão, eu amo a cidade, tem muitas coisas boas que a gente quer realizar neste mandato. E apesar de ser um beltrãoense apaixonado pela cidade eu não consegui fazer tudo aquilo que eu almejava diante das dificuldades, de uma crise política e econômica sem precedentes na história deste país, mas nós avançamos muito, fizemos muitas coisas. A comunidade é testemunha e prova do quanto trabalhamos. Temos a consciência que muita coisa ficou por se fazer, mas muitas coisas fizemos e muito mais faremos em 2018.

Qual era a situação da prefeitura quando o senhor assumiu e como está hoje?

Quando assumimos a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2017 e no dia 2 começamos a trabalhar, fui ao gabinete para ter a noção real de como estava o município e foi assustador. Pegamos um pátio de máquinas completamente sucateado, prédios públicos todos com problemas de infraestrutura, tivemos que trocar o telhado completo da prefeitura, telhado do posto de saúde da sede e tivemos que reformar as unidades de saúde dos distritos, as escolas, muita delas quase por completo, como é o caso da Escola Pingo de Gente. Tivemos que dar um choque de gestão e começar logo a fazer uma operação tapa buracos, fazer roçadas em toda a cidade, poda de árvores, troca de lâmpadas, e ainda recuperar estradas rurais já que muitas estavam sem condições de tráfego. Enfim, a cidade passou por um processo rápido da nova gestão, mas com muita dificuldade. E hoje posso dizer com toda certeza: temos um pátio de máquinas que está preparado para trabalhar durante esse ano para atender toda demanda do município, temos um posto de saúde reformado e escolas que estão em condição de atender nossos alunos. Retomamos obras que estavam paralisadas e fizemos um trabalho onde todos os setores do município tiveram atendimento. E a população pôde perceber que Engenheiro Beltrão hoje é um canteiro de obras. Isso prova que quando se tem responsabilidade e amor pelo que faz as coisas acontecem.

Qual a perspectiva para 2018?

São melhores do que 2017, pois em 2017 trabalhamos com o orçamento quase 100% com recursos próprios. Tivemos que fazer algumas economias, fechar a “torneira do desperdício” e com essa economia conseguimos investir na cidade. Para 2018 a expectativa é bem melhor , porque estamos esperando recursos do Governo Estadual e Federal, o que aliviará bastante a situação econômica. A comunidade irá ver uma ação mais eficaz do nosso governo. Plantamos uma semente em 2017 e vamos começar colher estes frutos em 2018.

Em 2018 qual será a prioridade da administração para Engenheiro Beltrão?

Uma boa administração tem que priorizar todos os segmentos do município com cada secretário em sua pasta desenvolvendo bem sua função, dando resultados positivos para a comunidade. Vamos trabalhar em todos os setores, mas priorizando a questão da geração de emprego e renda. É o nosso compromisso. Nós perdemos muitos empregos, uma grande empresa fechou dentro do nosso município, deixando muitas pessoas desempregadas. Para isso já temos contatos com várias empresas da região. É claro que para nós a saúde e educação também são prioridades. Temos ainda que priorizar, com certeza, o esporte que tem o poder de criar um elo entre os jovens evitando que nossa juventude corra o risco de se desviar dando a ele oportunidade e disciplinando para um futuro melhor.

Como foi a relação entre Legislativo e Executivo no município em 2017 e como espera que seja em 2018?

A relação do poder Legislativo e Executivo em Engenheiro Beltrão foi madura. Deixamos para trás a velha política e construímos um trabalho de união aonde o poder Legislativo fez o seu papel: fiscalizou, legislou, e buscou dentre os anseios da comunidade a busca pela solução dos problemas. E o poder Executivo teve o suporte necessário para trabalhar buscando alternativas para resolver questões do nosso município. Enquanto prefeito respeito todos os nossos vereadores que são homens e mulheres que representam uma parcela da nossa população. E para 2018 tenho certeza absoluta que continuaremos dessa mesma forma: trabalhando juntos, buscando uma melhor qualidade de vida para nossa comunidade e mostrando que com respeito e transparência podemos juntos, Legislativo e Executivo, construir uma cidade melhor para todos.

Cite algumas obras ou melhorias executadas pela administração em 2017.

São inúmeras obras e melhorias que fizemos em 2017 como readequação de estradas rurais, onde pudemos atender todos os agricultores; recuperação de pontes e bueiros; tivemos a oportunidade e sensibilidade de abrir a escola agrícola onde atendemos quase 100 alunos; tivemos o grande desafio de reformar toda a estrutura da cobertura do prédio da prefeitura, que tinha um problema crônico, quando chovia molhavam equipamentos gerando prejuízos; trocamos toda a cobertura do posto de saúde central, reformamos o posto de saúde de Ivailândia e Figueira do Oeste; tivemos a sensibilidade de atender alguns moradores que há anos esperavam asfalto; atendemos os acadêmicos com repasse mensal de R$ 25 mil (para auxílio no transporte); tivemos a visão de investir ainda mais na escolinha de futebol do nosso município atendendo de manhã e à tarde; realizamos operações tapa-buracos por todo o município e distritos; e atendemos a melhor idade de uma forma mais presente. Estamos também trabalhando com investimentos significativos na nossa educação, e na saúde zeramos as filas de exames, e cirurgias, que as pessoas esperavam às vezes de um a dois anos para fazer um exame. Além disso, reformamos também nosso almoxarifado, deixando o pátio de máquinas em condições para atender o município.

O que Engenheiro Beltrão pode esperar da administração para 2018?

A comunidade de Engenheiro Beltrão pode esperar para 2018 um ano de muito trabalho, de muito esforço e empenho do prefeito. Eu falo isso com muito orgulho. Tenho muito orgulho de ser prefeito de Engenheiro Beltrão onde a comunidade me deu esta oportunidade. E quero mostrar que com trabalho sério e honesto podemos mudar a realidade do nosso município. Vou me entregar dia e noite para o município para que juntos possamos colher bons frutos e realizar grandes obras em 2018.