Região

Sanepar celebra o Dia da Água com atividades na região até o fim deste mês

["Plantio de \u00e1rvores est\u00e1 entre as atividades que ser\u00e3o realizadas na regi\u00e3o."]

A Sanepar, regional de Campo Mourão, terá várias atividades alusivas ao Dia Mundial da Água até o fim deste mês. A data é celebrada neste dia 22 (sexta-feira). A programação vai de palestras e oficinas à exposições. 

Os municípios, cuja agenda já está definida são: Roncador, Mamborê, Goioerê, Campina da Lagoa, Quinta do Sol (data a definir) e Farol. A programação será aberta nesta quinta-feira (22) em Roncador  com palestras e atividades socioambientais com alunos e professores da rede municipal durante o dia. 

No dia 23 (sábado) no município de Mamborê será realizada a limpeza e plantio de espécies nativas no Parque Municipal do Lago em parceria entre o Rotary, secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sanepar e Emater. No mesmo dia haverá também em Goioerê atividades de limpeza e plantio de espécies nativas nas nascentes do Arroio Shimidt;

Já no dia 24 (domingo) acontece em Campina da Lagoa a Caminhada Internacional na Natureza, circuito Rainha das Águas.  Por fim, no dia 1º de abril, uma segunda-feira, serão realizadas palestras e atividades socioambientais com alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino. Está sendo definia também uma data para atividades com alunos e professores da rede municipal de Quinta do Sol.

Para este sábado, as Associações de pescadores da bacia do Rio Piquiri, como apoio de vários municípios, entre eles Quarto Centenário e Goioerê realizarão, às 11 horas a soltura de 200 mil peixes no Rio.  A abertura do evento será na ponte entre os municípios de Quarto Centenário e Nova Aurora às 8 horas.

O evento contará com a presença do Governador do Paraná, Ratinho Júnior, Secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e lideranças regionais. Na ocasião serão soltos mais 160 mil alevinos, que fazem parte do acordo com o IAP para liberação da pesca amadora. Ao todo, serão 500 mil alevinos que repovoarão o Piquiri ao longo do mês.  Leia a reportagem completa na versão impressa da Tribuna desta quinta-feira.

AGENDA DAS ATIVIDADES NA REGIÃO

Dia 22 (quinta-feira)
Roncador  - Palestras e atividades socioambientais com alunos e professores da rede municipal;

Dia 23 (Sábado)
Mamborê – Limpeza e plantio de espécies nativas no Parque Municipal do Lago. Parcerias do Rotary, secretaria de Meio Ambiente, Sanepar e Emater;

Goioerê – Atividades de limpeza e plantio de espécies nativas nas nascentes do Arroio Shimidt;

Dia 24 (domingo)
Campina da Lagoa – Caminhada Internacional na Natureza, circuito Rainha das Águas;

Dia 1/04 (segunda-feira)
Farol – Palestras e atividades socioambientais com alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino.