Paraná

Sanepar está entre as três melhores do setor no ranking Valor 1000

A Sanepar conquistou a terceira colocação no setor água e saneamento no ranking Valor 1000, divulgado na noite desta terça-feira (20), em São Paulo. Realizado pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Serasa Experian e com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV), o ranking pontua as mil maiores empresas brasileiras, em 25 setores da economia, de acordo com seu desempenho em 2018.

Com 60,5 pontos, a Sanepar elevou sua média em 8,5 pontos em relação ao ano anterior, quando atingiu 52,0. Oito critérios são analisados para composição da nota: receita líquida, margem Ebitda, rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, giro do ativo, cobertura de giros e crescimento sustentável.

Primeira no Sul

Na Região Sul, a Sanepar é a primeira do setor. No ranking geral desta edição do prêmio, a Sanepar ocupa a 158ª posição entre as mil maiores empresas do país. A publicação destaca a redução de custos e o incremento da receita da Companhia, além de mencionar os investimentos previstos até 2023: serão R$ 7,12 bilhões destinados aos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todo o Paraná. Só em 2019, o total a ser aplicado representa crescimento de 16,5% em relação ao investido no ano passado.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, cdestacou o resultado. “Estamos entre as empresas com os melhores resultados do País e entre as três melhores do setor”, disse ele. “Nosso foco é melhorar os indicadores operacionais, isto é, que essa eficiência seja sentida pelos consumidores. Dessa forma atendemos também à determinação do governador aos gestores dos serviços públicos do Estado do Paraná, para que sejamos cada vez mais eficientes”, afirmou.

Ele lembrou que a Sanepar recebeu a responsabilidade de universalizar a coleta e o tratamento do esgoto, o que já ocorre com a água tratada nos 346 municípios atendidos pela empresa.