Região

Segunda edição do Churrasquero Festival será em junho

O maior festival de churrasco do Paraná está de volta com data e local confirmados: 8 de junho, na Represa Sendeski, em Maringá. Essa será a 2ª edição do Churrasquero Festival. Em outubro do ano passado, a primeira edição reuniu 1,5 mil pessoas, em uma festa regada a carnes nobres, cerveja premium e muita música. Este ano, o sucesso vai se repetir, com atrações incríveis e muitas novidades. Lugar perfeito para reunir a galera e fazer novos amigos, trocar experiências e comer tudo do bom e do melhor.

No evento as principais atrações são preparadas com fogo e fumaça. O Churrasquero Festival conta com estações de carnes especiais, preparadas com diferentes técnicas por profissionais experientes do Brasil inteiro. Além das carnes de ótima qualidade, o festival tem cerveja à vontade, música ao vivo e muita animação. O conceito é o “open food e open bar”, ou seja, tudo liberado. Os participantes vivem a experiência de um churrasco feito por profissionais, mas com o clima de churrasquinho em casa com amigos e familiares. Na segunda edição serão oito horas de festa, das 12 às 20 horas, em um dos locais mais bonitos e exclusivos da região de Maringá: o Recanto das Águas, mais conhecido como Represa Sendeski.

Estações confirmadas

Para 2019, já estão confirmadas diversas atrações que vão comandar as estações do Churrasquero Festival. Victor Corona, apaixonado por churrasco desde os nove anos e que gosta de inovar, sempre aplicando técnicas mundialmente conhecidas por grandes chefes e assadores de carnes, vai ficar responsável pela Estação da Costela de Janela Gaúcha. Uma parte nobre do corte preparada da forma mais rústica possível, o fogo de chão por longas horas assando em temperatura controlada.

Na estação do paulista Carlos Tossi, um dos pioneiros do movimento do churrasco e american BBQ no Brasil, vai ter um delicioso Cinder Block Pork, que consiste em um porco assado e defumado por 12 horas dentro do Cinder Block, acompanhado de arroz caldoso de coco. Um prato típico dos interiores do Brasil com técnicas havaianas, no qual o caldo proveniente do cozido do suã é usado para cozinhar o arroz por um tempo longo, em uma temperatura bem baixinha. A fusão Brasil- Havaí traz uma experiência inigualável, até mesmo os paladares mais exigentes.

A terceira estação confirmada é de Marcos Duarte chega para inovar o conceito de preparo e promete surpreender ainda mais preparando um delicioso Cupim defumado no varal, acompanhado de batatas e cebolas no rescoldo. Tudo com técnicas rústicas de preparo, brasa ardente e a fumaça aromatizada pela lenha frutífera. A estrutura para fazer a delícia é toda de ferro onde serão pendurados em cabo de aço com uma tela; fica defumando por oito horas e depois o mesmo tempo embrulhado em papel alumínio. É de dar água na boca.

Já está confirmada também a estação do especialista em American BBQ e professor de gastronomia, Vinícius Pires. Os carnívoros vão encontrar nesse espaço um prato diretamente do Texas para o Churrasquero Festival: o Smoked Brisket. Um suculento peito bovino, considerado a atração principal do American BBQ, uma carne muito saborosa que passa por um lento processo de defumação, durante 12 horas em baixa temperatura, acompanhado de mac n'cheese. O resultado é surpreendentemente saboroso. 

A quinta estação vai ser comandada por uma dupla de feras: Lucemar Pillar e Adriano Eizo. Lucemar é açougueiro e churrasqueiro profissional, e Adriano é charcuteiro, churrasqueiro e parceiro do Lucemar em eventos há mais de 10 anos. No espaço deles vai ter muito sabor com uma deliciosa picanha grelhada na parrilla ao molho de vinho malbec, um clássico brasileiro com um toque argentino. O prato vai acompanhado de uma caponata de sunomono, feita com berinjelas e pepinos japonês em conserva -- agridoce e surpreendente.

A atração da sexta estação será outra dupla, agora de mulheres: as sócias Jordana Ramos e Julia Maragoni, que são apaixonadas e experts em churrasco. Elas vão preparar o Pulled Pork Sandwich. O prato é preparado em um processo que elas chamam de ‘Low and Slow’, em baixa temperatura e longo tempo, apenas com a fumaça, já que o fogo em si fica distante da carne. Isso faz o Pulled obter o melhor do sabor defumado.

Ainda com muitas novidades por vir, a primeira atração musical já foi anunciada. O som do Country Clássico vem com a banda Hillbilly Rayhide. Banda curitibana de country rock alternativo, sendo uma das poucas bandas brasileiras deste gênero musical, considerada o precursor do Country Rock Alternativo no Brasil.

História

Muito difundido nos Estados Unidos, os festivais de churrasco viraram tendência também no Brasil. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Ribeirão Preto já receberam eventos desse tipo, registrando grande sucesso de público.

Em Maringá, a história começou há dois anos, quando os amigos Victor Corona e Bruno Morelli lançaram o Churrasquero, empresa que realiza churrasco com carnes nobres na casa do cliente. Atualmente, já com duas equipes formadas, eles realizam, em média, 40 eventos por mês, muitos deles em outras cidades do Estado. “Há, inclusive, muita procura por pessoas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Estamos muito felizes com o resultado do nosso trabalho, e com o intuito de ter um crescimento ainda maior, criamos o Churrasquero Festival”, conta.

Para isso, buscaram os parceiros certos. “O João Vitor, com todo o know-how na produção de eventos; o Jow Sendeski, que nos proporcionou aquele lugar maravilhoso; e o Frigorífico 3R, nosso principal patrocinador”, diz.

Venda de ingressos já começou

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Nacional e nos pontos de venda espalhados por Maringá. O convite dá direito a comer e beber o quanto quiser e ainda usufruir da megaestrutura que será montada à beira da represa, com palco, área kids e confortáveis mesas para curtir o churrasco à vontade. A bela vista para o lago e o contato com a natureza vêm de brinde!

Link da venda online

https://www.ingressonacional.com.br/evento/13107/churrasquero-festival-2019