Campo Mourão

Segunda será com chuvas e temperaturas despencam bruscamente na região

(Foto: Arquivo)

Os mourãoenses podem preparar os casacos esta semana. As pancadas de chuvas previstas durante o dia e à noite desta segunda-feira (16) darão lugar a uma queda brusca das temperaturas a partir desta terça-feira (18) atingindo 4ºC. O frio permanecerá na região pelo resto da semana, com a previsão de geadas na quarta e quinta-feira em Campo Mourão e região. A temperatura mínima terá variação entre 3ºC e 5 ºC, respectivamente e máxima de 16ºC a 21ºC na semana. As informações são do Instituto Simepar.

Segundo o Simepar, a noite desta segunda-feira já será bastante gelada, inclusive com o risco de formação de geada negra na virada de segunda para terça-feira entre o sudoeste e sul paranaense. Além disso, a combinação de umidade elevada e frio intenso proporciona uma condição favorável para ocorrência de chuva congelada e/ou a possibilidade de queda de neve em alguns municípios da Região Sul, da divisa com Santa Catarina entre o fim da tarde e a madrugada desta terça-feira. Geadas fracas a moderadas devem ser registradas nos setores de fronteira com o Paraguai e de divisa com Mato Grosso do Sul.

Paraná

Na segunda-feira é esperada uma mudança brusca das condições do tempo no Paraná. A frente fria segue seu deslocamento pelo Estado, com previsão de chuva na maioria das regiões e ainda pode ter algumas rajadas de vento. No entanto, na retaguarda deste sistema frontal, uma intensa massa de ar polar ingressa na Região Sul e causa forte resfriamento ao longo do dia nas regiões paranaenses, tanto que será observado um rápido e expressivo declínio de temperatura, principalmente a partir da tarde. O frio aumenta abruptamente e associada ao vento gerará uma noite muito gelada no Estado.

Entre o Rio Grande do Sul e o extremo sudoeste do Paraná já é possível perceber a influencia da intensa massa de ar frio que se aproxima do Brasil. Inclusive no sul de Mato Grosso do Sul, o frio também já é expressivo, com mínimas próximas dos 6,0 °C. No Paraná, apesar de amanhecer frio entre o Oeste e o Sudoeste, as temperaturas mínimas vão ser registradas no período da noite, pois a massa de ar frio se intensifica ao longo do dia sobre o Estado. A segunda-feira iniciou com chuvas fracas nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Estado, divisa com Santa Catarina. Nos demais setores do Paraná, o Sol ainda brilha e o tempo está agradável.