Campo Mourão

Semana da Família começa com Passeio Ciclístico em Campo Mourão

Com o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”, a Igreja Católica inicia neste sábado a Semana da Família, com celebrações especiais dedicadas principalmente aos pais, pelo seu dia, comemorado amanhã. O Colégio Vicentino Santa Cruz também participa, fazendo o lançamento com um Passeio Ciclístico entre pais e filhos hoje de manhã. O evento, com homenagens aos pais, começa a partir das 08h30, em frente ao colégio.

O bispo-coadjutor da diocese de Campo Mourão, dom Bruno Eliseu Versari faz o convite para que todos participem das celebrações, que vão de 13 a 19 de agosto. “A igreja está unida para a celebração da Semana da Família, por isso quero convidar a todos a participarem, momento de rezar, meditar e estudar a realidade das famílias. Também é a oportunidade que a igreja oferece de nos ajudar a crescer na compreensão dos desafios que a família vive nos dias de hoje”, disse dom Bruno.

A Semana Nacional da Família (SNF) é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início, em âmbito nacional em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional celebrado pela Igreja Católica.

Na Catedral São José, todas as celebrações deste final de semana contarão com bênção aos pais e as famílias. Durante a semana as missas diárias terão temas direcionados à família, sendo cada dia com um grupo responsável, como Pastoral Familiar, Cursilho, Catequese, Pastoral Família, entre outros. “O principal objetivo da CNBB é fazer com que as pessoas tomem maior consciência do valor de cada família em suas mais diversas realidades”, diz o padre Jurandir Coronado Aguilar, da Catedral São José.