Campo Mourão

Semana de Trânsito terá o 1º Fórum “PraQuemPedala” neste domingo

Semana Nacional de Trânsito foi aberta com palestras em Campo Mourão.

Prossegue em Campo Mourão a programação da Semana Nacional de trânsito. Neste domingo (22), os organizadores irão promover o 1º Fórum “PraQuemPedala”. O evento, aberto a toda a comunidade, será das 8 às 12h30, na Pousada a Fazendinha. A Campanha foi aberta na última terça-feira (18) no Centro da Juventude Itachir Tagliari (CEJU), com duas palestras que abordaram o “Idoso e o Trânsito” e o “Trânsito com Responsabilidade”.

De acordo com os coordenadores do fórum, o desafio é reunir toda a sociedade civil de interesse público, instituições governamentais e não governamentais de Campo Mourão e região, para que seja discutida uma nova política de educação para melhorar a relação de convivência entre condutores e ciclistas, bem como a modalidade urbana.

Na ocasião, será discutida também a implantação do projeto cicloturismo, que visa a melhora na qualidade de vida e preservação do meio ambiente dentro do modal ciclismo ou ciclomobilidade. Um grande público é esperado para o evento.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito prossegue até a próxima quarta-feira (25). O tema deste ano é: “No trânsito, o sentido é a vida”. A campanha tem como objetivo a conscientização da sociedade, incentivando mudanças de comportamento para contribuir com um ambiente favorável à valorização da vida no trânsito. O foco da ação é os ciclistas.

Dentro da programação, o pedal noturno, que era para ter sido realizado na última quarta-feira (19), foi transferido para a próxima quarta-feira (25), às 19h30. O passeio ciclístico será com saída da Praça São José, passando pela área central, Avenida John Kennedy, retornando em frente à Colacril. Os ciclistas serão escoltados pela Polícia Militar. Toda comunidade pode participar.

A campanha chama também a atenção para o alto número de acidentes de trânsito que ocorrem diariamente em Campo Mourão. Para se ter ideia, de acordo com dados do Pelotão de Trânsito (Peltran) do 11º Batalhão, de janeiro a agosto foram 302 acidentes envolvendo 378 pessoas, uma média entre 30 a 46 acidente por mês. No período, 376 pessoas ficaram feridas em decorrência de acidentes de trânsito.