Sicredi realiza encontro para formar jovens lideranças cooperativistas

Nos dias 21 e 22 de maio, acontece o 2º Summit dos Comitês Jovem, na sede da Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba. O evento contará com a participação de diversos profissionais internacionais para discutir temas relacionados ao cooperativismo, à coletividade, à diversidade e interagir com centenas de jovens que compõem os comitês organizados pelas cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, visando formar novas lideranças. Ao todo, devem participar do evento representantes de dez nacionalidades diferentes.

Nesta edição, está programada a vinda de nomes como Steve Stapp, presidente do WOCCU – World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), que vai falar sobre os projetos de inclusão e diversidade das Cooperativas em nível global, Paul Treinen, diretor operacional do WOCCU e Gisele Gomes, membro do Steering Committee do Wycup (World Council Young Credit Union Professionals – Conselho Jovem Mundial das Cooperativas de Crédito) abordarão a importância da formação de lideranças jovens nas cooperativas, Niki Sharma, advogada e diretora da Vancity Credit Union, cooperativa de crédito baseada na cidade de Vancouver, no Canadá que abordará a necessidade de ampliar a visão de diversidade nas cooperativas, e do argentino Enrique Palmeyro, psicopedagogo e professor de teologia, diretor global da Scholas Occurrentes dei Vaticano, projeto de autoria do Papa Francisco e que realça a importância de uma visão integrada de esporte e arte na educação.

Para o segundo dia, estão programadas discussões temáticas dentro do painel 15×15, que contará com a participação de jovens destaques em assuntos relacionados à liderança e diversidade. Para fechar, Lucas Foster, fundador do ProjectHub, partilhará sua experiência com empreendedorismo e liderança criativa.

Estamos constantemente fomentando a participação e engajamentos das jovens lideranças para que o modelo cooperativista siga crescendo e ganhando mais alcance no futuro. Não podemos esquecer que nossa juventude tem mudado, e é importante que o Sicredi e suas cooperativas reflitam esta mudança também entre os seus associados. As cooperativas são sociedades de pessoas e, portanto, nada mais justo que elas se adequem a este novo perfil da sociedade. Num momento em que o Sicredi ultrapassa os 4 milhões de associados em todo o País, crescendo sobretudo em grandes e médios centros urbanos, é importante que busquemos refletir sobre como podemos incluir e abraçar cada vez mais diferentes perfis de pessoas. Acreditamos que juntos, na diversidade, podemos criar mais valor e continuar fazendo a diferença destaca o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

O evento está na segunda edição. Em 2018 foi realizada a primeira edição do Summit dos Comitês Jovem que reuniu mais de 200 participantes.