Sonibram deverá retomar escola de japonês no segundo semestre

Nesta terça-feira, 18 de junho, é comemorado no Brasil o aniversário de 111 anos da imigração japonesa. Nesta data, em 1908, o primeiro navio com imigrantes aportou em Santos (SP). Em Campo Mourão a colônia japonesa conta com uma associação, que é a Sociedade Nipo Brasileira (Sonibram), fundada há 50 anos. Das várias atividades, o projeto para o segundo semestre deste ano é retomar a escola de língua japonesa para crianças, desativada há cerca de 15 anos.

Vamos montar uma turma em um espaço cedido por uma fundação. Já temos dois candidatos a professores, associados que residiram no Japão e um deles já dá aula particular, explica o presidente da Sonibram, Nobutochi Kimura. Segundo ele, atualmente mais de 130 famílias fazem parte da associação, além de famílias simpatizantes. São mais de 600 pessoas participando, afirma.

A estrutura da Sonibram ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, ao lado do aeroporto municipal, com salão de festas, ginásio de esportes coberto, cancha de gateboll, campo de basebol e estrutura para a prática do tênis de mesa, que tem o apoio da prefeitura de Campo Mourão. Esse esporte, por sinal, é um dos principais destaques da colônia japonesa. Temos atletas entre os 10 primeiros colocados no ranking nacional, ressalta o presidente, ao acrescentar que as competições da modalidade em Campo Mourão são disputadas na Sonibram.

A associação conta com atividades esportivas e culturais próprias do Japão como o gateboll, que é um jogo de estratégia e preparo físico; o Taiko (música com tambores); canto e odori (treinos de dança típica japonesa). O aprimoramento das artes culinárias também é incentivado, com festivais de akysoba, sukiyaki, gengis-kan, sashimi, entre outros, que também servem para arrecadar fundos para a associação, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual.

Mas a imigração também aproximou os japoneses da cultural ocidental. Temos na associação a prática do futebol suíço e do futsal, inclusive somos a primeira associação da região a contar com ginásio de esportes coberto, disse Kimura. Para o futuro, o projeto é associar também simpatizantes, o que hoje não é permitido pelo estatuto.

Para ser associada da Sonibram a pessoa deve ser descendente de japoneses. Normalmente é convidada por um membro e após aprovação da diretoria passa a pagar uma mensalidade. Ajudamos algumas entidades, mas nem costumamos divulgar, explica o presidente. Também é da Sonibram o presidente da Liga Oeste Paranaense: Jorge Akiyoshi representa 12 cidades, de Foz do Iguaçu a Campo Mourão.