Tarifa da Copel terá reajuste médio de 3,41% a partir de segunda-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (18) o reajuste na tarifa de energia elétrica para os consumidores do Paraná atendidos pela Copel. A nova tarifa começa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (24). O reajuste médio será de 3,41%. Para os consumidores residenciais e de baixa renda, o reajuste será de 1,85%.

Os índices ficaram abaixo da inflação nos últimos 12 meses, de 4,66% (IPCA) e também é menor que a média do setor elétrico no período. Para o resultado, influenciou negativamente o aumento na cotação do dólar, moeda utilizada para calcular o valor da energia gerada pela Usina de Itaipu. Outro fator foi o maior uso de usinas térmicas no período, que encareceu o custo geral da energia.

Em contraponto, contribuiu para um menor reajuste a redução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que se refere ao empréstimo feito pelo Governo Federal em 2013 junto a bancos públicos e privados para o reequilíbrio do sistema.

Em junho do ano passado, os consumidores residenciais tiveram aumento de 15,06% na conta de energia. Já para o setor industrial, o reajuste foi de 17,55%. O gasto médio residencial por mês é de 170 kWh. A Copel atende a 4,6 milhões de unidades consumidoras no Paraná, registrando um lucro de R$ 390,8 milhões no quarto trimestre de 2018, um crescimento de 2,9 vezes ante o registrado no mesmo período de 2017

REAJUSTE

O reajuste tarifário de cada distribuidora é estabelecido para a data em que a concessão foi originada. No caso da Copel, 24 de junho. O valor, anunciado pela Aneel em reunião pública, é feito pela própria agência reguladora, representante do poder concedente.