Tiro de Guerra vai comemorar Dia do Soldado nesta sexta-feira

O dia do Soldado Brasileiro (25 de agosto) será comemorado nesta sexta-feira (23), com formatura no Tiro de Guerra de Campo Mourão, a partir das 10 horas. A cerimônia cívica será marcada por desfile da tropa e entrega de diplomas Amigos do Tiro de Guerra para oito personalidades de Campo Mourão que de alguma forma contribuíram com a corporação militar.

Segundo o 1º sargento e instrutor Lisandro de Freitas, na oportunidade também será comemorado o aniversário de 24 anos de instalação do Tiro de Guerra em Campo Mourão. Nessas pouco mais de duas décadas, centenas de jovens prestaram aqui mesmo o Serviço Militar, próximo de suas famílias, sem prejuízo aos estudos e isso é muito interessante para cidade, daí a importância de termos esse serviço do Exército, enfatizou o prefeito Tauillo Tezelli, ao ressaltar a parceria do município para o funcionamento da instituição.

Atualmente o TG seleciona 80 jovens por ano, divididos em duas turmas, com instruções das 6 às 8 horas. Esse horário permite que o jovem possa estudar e até mesmo trabalhar, observa De Freitas. Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Em 2019, 670 jovens alistaram-se e vão passar pelo processo de seleção para formar a turma de 2020.

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto em homenagem ao nascimento de Duque de Caxias, que se tornou patrono do Exército Brasileiro por sua participação de destaque em combates armados no território nacional e no exterior, além de atuação como pacificador em batalhas. Ele também foi senador do Império pelo Rio Grande do Sul.