Campo Mourão

UTFPR prepara o V Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia

As inscrições já estão abertas.
Professor Michel (foto) explica que o Simpósio oferece a oportunidade de troca de ideias e debates entre pesquisadores e professores

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão, está preparando o V Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astronomia, que será realizado nos dias 13 e 14 de setembro. As inscrições já estão abertas. Veja abaixo como fazer. O congresso está sendo organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Física e pelo Departamento Acadêmico de Física da Instituição.

Este ano o evento tem como tema: “Um olhar para a educação básica”. As atividades terão como público alvo professores da educação básica. Os interessados têm até o dia 5 de julho para inscrever os trabalhos. O modelo a ser seguido e a forma de encaminhamento dos materiais pode ser consultada no site spefautfpr.webnode.com.

“Neste endereço temos a primeira curricular com todas as instruções para a submissão dos trabalhos e o modelo. Pedimos aos professore que tiver trabalhos ou desenvolva alguma atividade legal de educação básica que submeta o seu relato de experiência e conte para a gente. Nós da universidade aprendemos muito com isso, é uma troca de experiência e uma forma de conseguirmos repensar atividades para a própria educação básica”, comentou o professor do Departamento Acadêmico de Física da UTFPR, Michel Corci Batista, coordenador do mestrado profissional em Ensino de Física e do simpósio.

Várias atividades serão desenvolvidas durante o evento. Na sexta-feira (13/9), serão realizados oito minicursos diferentes e cada participante pode escolher até dois. São minicursos que discutem conteúdo de física, como eletricidade, luz de cores, movimento angular, robótica educacional, aplicativos de celular, show da física, e construção de foguetes com garrafas pets.

“São possibilidade diferentes para os participantes”, destacou professor Michel. Ao comentar que o evento foi concentrado envolvendo uma parte do final de semana pensando na participação dos professores da educação básica. Ainda na sexta à noite, haverá uma palestra de abertura com a professora Lúcia Helena Sasseron da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores referências do País em alfabetização cientifica e ensino por investigação.

A programação segue no sábado (14/9) com mais palestras e mostra de foguetes construídos a partir de garrafas pets. “No sábado teremos três palestras envolvendo assuntos relevantes que perpassam a prática pedagógica para professores da educação básica”, comentou Michel. Os palestrantes são: o professor Dr. Marcos Daniel Longhini, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vai falar sobre astronomia a olho nu; professor Dr. Ricardo Francisco Pereira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que abordará a formação continuada de professores; e o professor Dr. Silvio Luiz Rutz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que irá discorrer sobre organização do trabalho docente para a promoção do ensino aprendizagem.

“Temos ainda apresentação de trabalhos, no sábado à tarde será realizada uma mostra de lançamento de foguetes, coordenada pelo pessoal do ensino médio da UTFPR, que irá fazer demonstração”, explicou. O professor ressaltou que o Simpósio oferece a oportunidade de troca de ideias e debates entre pesquisadores, professores de Física de diferentes níveis de ensino e divulgadores de Ciência. “O objetivo é ampliar as contribuições para tornar a Física compreensível e vivenciada com naturalidade em nosso cotidiano”, acrescentou.

Palestrantes Confirmados

Profa. Drª. Lúcia Helena Sasseron - USP

Prof. Dr. Marcos Daniel Longhini - UFU

Prof. Dr. Silvio Luiz Rutz - UEPG

Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira- UEM