Região

Vereadores não se interessam por eleição e Acamdoze prorroga prazo para inscrição de chapas

Sem vereadores interessados em disputar a eleição para presidência da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), a entidade prorrogou para até esta terça-feira (27) o prazo para inscrição das chapas. O último prazo era nessa segunda-feira, até às 12 horas. Até este horário nenhum parlamentar havia inscrito chapa para a disputa.

Com isso, a comissão de eleição prorrogou o novo prazo para protocolo de chapas para até amanhã, às 12 horas. É a primeira vez, desde a fundação da entidade, que uma situação como esta acontece. A eleição será realizada das 9 às 12 horas no próximo sábado (1º de dezembro), na sede da entidade.

Até o momento apenas o vereador Valdir Hermes da Silva (PSDB), de Engenheiro Beltrão, oficializou interesse pela disputa à presidência da Associação. Sua chapa tem como vice-presidente a vereadora de Campo Mourão, Nelita Piacentini (PR).

Atualmente a Associação é presidida pelo vereador de Araruna, Wagner Malaco (PR), que não tem interesse em reeleição. Ele assumiu o cargo em maio deste ano, após renúncia do presidente Sidnei Marchi (PSD), vereador de Corumbataí do Sul.

Como prevê o estatuto da instituição, o mandato será de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020. Podem votar todos os vereadores associados cujas Câmaras estejam em dia com suas obrigações estatuárias.

O próximo presidente terá como desafio filiar mais Câmaras da região à entidade para o seu fortalecimento. Atualmente estão filiadas as Câmaras de Araruna, Boa Esperança, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Peabiru, e Quinta do Sol. A entidade já chegou a ter 18 Câmaras filiadas.

A última eleição da Acamdoze, realizada em dezembro de 2016, teve bate chapa. Disputaram os vereadores Sidnei Marchi (Corumbataí do Sul) e Pedro Paulo Faria (Luiziana). Marchi derrotou Faria por uma pequena quantidade de votos: 37 a 32, porém renunciou depois de um ano e cinco meses após assumir a presidência.