63,5% aprovam atuação de prefeitos frente à pandemia; Ratinho e Bolsonaro aprovados também
Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto “Paraná Pesquisas”, aponta que 63,5% da população ouvida aprovam a atuação dos prefeitos frente à crise da pandemia do novo coronavirus (Covid-19) enquanto 31,7% reprovam. 4,8% não souberam ou não opinaram.
Foram ouvidas 1.512 pessoas, em 162 municípios, entre os dias 8 a 10 de julho. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.
A pesquisa avaliou também a aprovação do Governador do Estado Ratinho Junior (PSD) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) frente à pandemia. Ratinho teve aprovação de 67,6%, desaprovação de 27,3%, e 5,1% não opinaram.
Surpreendentemente, a pesquisa revelou que 49,9% dos ouvidos aprovam também atuação de Bolsonaro frente à crise do coronavírus; enquanto 46,1% desaprovam e 4,0% não opinaram.
O resultado foi positivo mesmo com o posicionamento polêmico do presidente da República contrariando recomendações de profissionais de medicina e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defendem a necessidade de isolamento social para conter a disseminação de coronavírus.
Bolsonaro insiste também na administração da cloroquina para pacientes infectados, mesmo sem comprovação científica da eficácia do medicamento contra a doença. Ao contrário, estudos divulgados apontam que o medicamento aumenta o risco de morte.
Aprovação da administração
A pesquisa perguntou também à população a opinião sobre a administração dos governos estadual e federal. O governador Ratinho Junior teve aprovação de 74,2% de seu governo e desaprovação de 20,4%. 5,4% não souberam ou não opinaram.
Já a administração de Bolsonaro foi aprovada por 57,9% dos entrevistados, e reprovada por 38,5%. 3,6% não souberam ou não opinaram.