BR-277 terá obras de R$ 148 milhões entre Curitiba e São José dos Pinhais
O trecho da BR-277 que liga Curitiba a São José dos Pinhais, um dos mais movimentados do Paraná, começará a receber obras de ampliação e melhorias dentro do Lote 2 das novas concessões rodoviárias nos próximos dias. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (12), próximo à divisa entre os dois municípios, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a relevância das intervenções para o fluxo urbano e metropolitano, além dos ganhos logísticos e turísticos em nível estadual.
As ações serão executadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro dentro de um modelo de concessão elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com o setor produtivo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do governo federal. O investimento é de aproximadamente R$ 148 milhões.
Nesta etapa, serão implantados 32 quilômetros de faixas adicionais entre os quilômetros 83 e 67, em ambos os sentidos, desde o Jardim Botânico, em Curitiba, até a Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O conjunto de melhorias inclui ainda alargamento de 15 pontes e viadutos, nas regiões do Jardim das Américas, Cajuru e Avenida do Trabalhador, 20 estruturas de contenção, 3,2 quilômetros de vias marginais em Curitiba, 15 quilômetros de ciclovias e a uma nova passarela na região da Quadra Esportiva Peladeiro.
Diferentes frentes ao longo da via terão trabalhos iniciando de forma simultânea, todos eles focados na ampliação da capacidade de tráfego e no aumento da segurança viária.
Segundo Ratinho Junior, a implantação de novas faixas e dispositivos viários fortalece a mobilidade urbana e melhora a segurança em uma das regiões de maior fluxo do Estado. “Estamos iniciando uma transformação da rodovia, que ganhará mais pistas, ciclovias e obras de arte para garantir eficiência logística e qualidade de vida para quem utiliza esse trecho todos os dias”, destacou.
O governador também defendeu o novo modelo de concessões viabilizou um volume inédito de investimentos privados, com ritmo acelerado de execução e forte geração de empregos. “No primeiro ano de concessão já são mais de R$ 2 bilhões em obras, algo que não acontecia há décadas no Paraná”, afirmou, destacando o reconhecimento nacional do modelo por sua transparência e pelo equilíbrio entre tarifas e entregas.
De acordo com o governador, o conjunto das intervenções estruturantes, que também inclui melhorias na ligação com o Litoral, novos contornos, duplicações e obras complementares, consolida uma estratégia de longo prazo para sustentar o crescimento econômico do Estado e ampliar sua competitividade logística. Do lado do Governo do Estado, as intervenções do Litoral englobam a duplicação entre Garuva e Guaratuba e a duplicação de Matinhos a Pontal do Paraná, além da Ponte de Guaratuba.
Na visão do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o início da obra – que era uma das mais aguardadas do novo pacote de concessões – comprova o sucesso do modelo defendido pelo Governo do Estado e complementa um grande pacote de melhorias na região.
“O cumprimento rigoroso do cronograma, com frentes de trabalho sendo abertas exatamente como previsto em contrato, reforça que a modelagem funciona e que o Estado está no caminho certo. A BR-277 é a grande artéria do Paraná, responsável por integrar regiões e sustentar o escoamento da nossa produção. Ver esse planejamento sair do papel com rapidez e segurança é fundamental para garantir mais mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida para os paranaenses”, comentou Sandro Alex.
Novas melhorias
De forma paralela, o Governo do Estado também fará obras de melhoria na chegada de Curitiba, com a construção de um novo trinário na altura do Jardim Botânico. De acordo com o secretário das Cidades, Guto Silva, que trabalha na elaboração do projeto, a futura estrutura complementa as obras do trecho sob concessão, evitando o afunilamento do trânsito e a criação de congestionamentos na região.
“Estamos finalizando o projeto para garantir uma solução consistente na chegada a Curitiba, com intervenções que eliminem o gargalo urbano e assegurem fluidez à nova capacidade da rodovia”, afirmou Guto Silva. “A ideia é alinhar o desenho com a prefeitura e com a concessionária para que as obras possam avançar de forma simultânea, sem prejudicar o cotidiano do bairro e preparando a cidade para receber esse fluxo ampliado”.
O secretário também destacou que a ampliação da BR-277 representa um ganho direto para o setor produtivo, especialmente no escoamento da safra e no acesso ao Porto de Paranaguá. “Para quem produz no Interior, essa via é estratégica porque garante velocidade, previsibilidade e sustenta um Paraná que não para de crescer”, concluiu Guto Silva.
As intervenções representam uma resposta direta a demandas históricas de moradores, trabalhadores e motoristas que utilizam diariamente a principal ligação entre a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral. O trecho também concentra um dos maiores fluxos logísticos do Sul do País, conectando a cidade ao Porto de Paranaguá, principal terminal graneleiro da América Latina.
Durante todo o período de ampliação da BR-277, haverá monitoramento constante do tráfego e estratégias operacionais voltadas à redução dos impactos no cotidiano da população, com ajustes programados sempre que necessário, conforme explicou o diretor-presidente do Núcleo Paraná da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
“Este é o começo da ampliação da capacidade da rodovia, com frentes de trabalho organizadas para garantir fluidez e segurança iniciando já a partir da próxima segunda-feira, sem nenhum impacto ao tráfego das milhares de pessoas que circulam pela região durante o verão”, disse. “Qualquer alteração necessária será comunicada previamente em conjunto com as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais”.
Municípios aprovam medidas
As obras também vão garantir mais segurança e agilidade para milhares de pessoas que circulam diariamente entre Curitiba e São José dos Pinhais, especialmente nas imediações do Contorno Leste e da área industrial próxima à fábrica da Renault. A previsão é de que a mobilização dos trabalhos envolva mais de 700 empregos diretos e indiretos, contribuindo para a geração de renda e impulso à economia regional.
Para o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, os investimentos em infraestrutura representam um vetor decisivo para um novo ciclo de desenvolvimento econômico sustentável no Paraná. “Quando o Estado amplia sua capacidade de circulação, cria condições para atrair investimentos, fortalecer a atividade produtiva e garantir que as pessoas se desloquem com mais confiança”, afirmou.
Já a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que a ampliação da BR-277 traz uma solução concreta para desafios históricos de mobilidade enfrentados causados pelas rodovias que cortam o município. Segundo ela, o novo modelo de concessão também corrige distorções do modelo anterior ao combinar tarifas justas com obras efetivamente planejadas para atender às necessidades urbanas.
“Pela primeira vez participamos de audiências públicas em que pudemos apresentar as demandas dos municípios e garantir que a mobilidade local fosse considerada”, afirmou. “Com isso, teremos obras que melhoram a vida de quem vive e trabalha em São José dos Pinhais e refletem um processo transparente, construído com diálogo e participação”.

Lote 2
O conjunto de obras faz parte do contrato do Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná, vencido pelo Grupo EPR em setembro de 2023. O lote abrange quase 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais, incluindo todo o trecho da BR-277 até o Porto de Paranaguá.
Nos primeiros anos de contrato, estão previstas novas faixas adicionais ao longo dos 81 quilômetros já duplicados da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, além de 23 quilômetros de ciclovias. Quase toda a extensão contará com três pistas e acostamento em ambos os sentidos, medida que deve facilitar o escoamento da safra agrícola e tornar mais rápidas e seguras as viagens ao Litoral.
Em novembro, também tiveram início as obras de duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, outra frente relevante do Lote 2, esta focada no Norte Pioneiro. Serão cerca de 50 quilômetros duplicados e múltiplas intervenções complementares, como marginais, ciclovias, viadutos, pontes e retornos, com investimento próximo a R$ 600 milhões e previsão de conclusão no primeiro bimestre de 2027. O projeto deve gerar mais de 1.200 empregos diretos.
Somente no terceiro ano da concessão, o pacote geral de investimentos da EPR Litoral Pioneiro soma R$ 848 milhões, incluindo esta etapa da BR-277. No total, serão R$ 8 bilhões aplicados nos primeiros sete anos e R$ 12 bilhões ao longo das três décadas de contrato, garantindo a modernização integral de rodovias estratégicas para o desenvolvimento econômico do Paraná.
Nova concessão
As melhorias fazem parte do maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, estruturado pelo Governo do Paraná aprovado pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União. O programa abrange seis lotes, o último leiloado em outubro, com prazo de 30 anos e investimentos superiores a R$ 60 bilhões, distribuídos por 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais.
O modelo paranaense se tornou referência nacional por equilibrar segurança jurídica, tarifas mais baixas e forte atratividade para investidores, garantindo novas obras de infraestrutura e mais segurança viária aos usuários.

