Chuva ganha força e temporais são esperados no fim de semana no Estado, alerta Simepar

O calor e a umidade presente na atmosfera tem causado tempestades isoladas pelo Paraná desde essa quarta-feira (12), depois de quase quatro dias de tempo estável por todas as regiões. O tempo segue chuvoso até o fim de semana, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), com um agravamento da situação no domingo, quando a aproximação de uma frente fria trará novos temporais severos ao Estado.

Na região Centro-Sul, onde ficam os municípios atingidos pelos tornados da última sexta-feira, como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, o tempo segue instável entre quinta (13) e segunda-feira, com potencial para chuvas ocasionais. “No domingo o potencial para tempestades severas se eleva, inclusive em Rio Bonito do Iguaçu, pois a frente fria vai também passar por estes municípios”, detalha Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

No domingo, a mudança significativa no tempo acontece devido à aproximação de mais uma frente fria. Nas regiões Oeste, Sudoeste e na faixa norte do Paraná há possibilidade de temporais localizados.

“Já no período da manhã, há uma condição para temporais mais severos, aquelas tempestades que estão associadas a vento forte, alguma queda pontual de granizo, além de muitos raios e chuva forte sobre as regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Entre a tarde e a noite do domingo essas tempestades também avançam para as demais regiões do Paraná, inclusive atingindo o Litoral”, ressalta Kneib.

As tempestades avançam pela madrugada de segunda-feira (17), e a semana começa com chuvas significativas em várias partes do estado, principalmente no Centro-Leste. Até terça-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todas as regiões paranaenses.

Próximos dias

Antes disso, nesta quarta-feira (12), 24 estações meteorológicas do Simepar registraram temperaturas máximas acima dos 30°C. As mais altas foram em Loanda (37,6°C), Paranavaí (35,3°C) e Cambará (35,1°C). As rajadas de vento mais fortes chegaram a 77,4 km/h às 18h45 em Loanda e a 69,1 km/h às 14h15 em Cascavel. Os maiores acumulados de chuva foram em Foz do Iguaçu (69 mm) e São Miguel do Iguaçu (67,6 mm).

Para esta quinta-feira (13), a combinação de calor e umidade segue favorecendo a formação de áreas de instabilidade, podendo ocasionar chuva um pouco mais forte, com temporais localizados. A faixa oeste do Estado está sob aviso meteorológico de baixo risco para tempestades isoladas, e o resto do estado em situação de observação.

Nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) o interior continua com potencial maior para chuvas. Na sexta apenas o Sudoeste e o Sul estão em situação de observação para tempestades isoladas, e o resto do Paraná está em condição de baixo risco.