Convênio de Itaipu beneficia pequenos produtores de Paraíso do Norte

A Itaipu Binacional, em parceria com a prefeitura de Paraíso do Norte, concluiu a pavimentação da estrada rural Porto Paraíso, no Km 33 da rodovia do município. O investimento foi de mais de R$ 6 milhões, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas públicas do governo federal. A cerimônia de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (26).

A obra pavimentou 4,94 km com bloco sextavado. Em etapa anterior, a prefeitura havia executado 2,46 km com recursos próprios, totalizando 7,4 km. A via beneficia pequenas propriedades rurais e uma indústria do setor oleiro, responsável pelo transporte diário de tijolos e lajotas.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o convênio também contribui para a preservação do reservatório da usina: “Normalmente, as estradas rurais, sem algum tipo de asfaltamento, sofrem erosão. Essa erosão transporta detritos para os rios, causando assoreamento no reservatório. Portanto, esse convênio está absolutamente conectado com o nosso trabalho”.

Também participaram da cerimônia o prefeito Carlos Alberto Vizzotto e o gerente da Caixa Econômica Federal de Maringá, Henrique Men Martins, que assinaram simbolicamente o convênio para a construção de uma Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) e a pavimentação da estrada Quatro Marcos.

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Voz da comunidade

Moradores celebraram a conquista. “Não tem mais poeira, não tem mais lama, nem veículos escolares e ambulâncias atolados”, afirmou o prefeito Vizzotto. A agricultora Tânia Magna Voroniak disse que agora o deslocamento até Paraíso do Norte leva apenas cinco minutos. Já o produtor Roberto Alves Pacheco, morador há 64 anos na região, ressaltou: “Nós nem sujamos mais os carros para vir para nossa propriedade”.

Herica Yumin Yazawa, que auxilia o pai na produção de argila, também comemorou: “Quando chovia, era terrível para a gente. Agora é uma maravilha, graças à Itaipu”.