CRLV Digital: saiba como usar a nova versão obrigatória do documento
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e), a partir de janeiro deste ano, se tornou obrigatório no Estado do Paraná. A decisão anunciada pelo Governo do Estado, busca reduzir a emissão de papel-moeda e diminuir a burocracia ao emitir o certificado.
O condutor pode encontrar o CRLV-e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), no site do Denatran ou em postos de atendimento do Detran.PR. O certificado pode ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O acesso ao CRLV Digital PR só acontecerá se todos os débitos do veículo estiverem quitados.
Para quem ainda prefere a versão física, também é possível imprimir o documento em folha sulfite comum. O certificado deve ser impresso em sua totalidade em página única, é preciso estar atento a possíveis falhas de impressão no QR Code, já que a legitimidade do documento é assegurada pelo código.
Segundo o governador Carlos Ratinho Junior, a iniciativa diminui a burocracia e gera economia para os paranaenses:
“Trabalhamos para ter um governo cada vez mais eficiente, inovador e tecnológico, prestando serviços de qualidade e acessível aos paranaenses. Agora o documento do veículo é digital, está no celular e ao alcance de todos”, afirmou Ratinho Junior.
De acordo com o diretor-geral do Detran.PR, César Vinícius Kogut, o novo sistema é imune a fraudes. Cada documento – digital ou impresso – terá o QR Code conectado à base nacional de dados. Em fiscalizações de trânsito, o policial fará a leitura do código para saber se o documento apresenta irregularidades.
A segurança do documento também é garantida por meio da senha de acesso ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Condutores que tiverem dispositivos móveis com leitor biométrico podem acessar o aplicativo utilizando a impressão digital.
No caso de veículos usados, a antiga versão do CRLV (impressa em papel-moeda) continua valendo até a data de validade registrada no documento. Mas se quiser, o motorista também pode utilizar a versão digital. Após o vencimento, é exigida a emissão do certificado em meio eletrônico.
Caso o condutor não tenha acesso à internet, precisará se dirigir até uma das unidades de atendimento do Detran do Estado do Paraná para solicitar a impressão gratuita da versão atualizada do documento.
Trafegar pelas vias com certificado de licenciamento vencido é uma infração gravíssima, resultando em multa no valor de R$293,47, acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo até que o débito seja regularizado.

