Engavetamento entre caminhões e van deixa um morto e 14 feridos na BR-376, no Paraná

Um grave engavetamento entre um caminhão-baú, uma carreta e uma van deixou uma pessoa morta e ao menos 14 feridas na madrugada desta quarta-feira (12), na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. O acidente aconteceu por volta das 4h40 da manhã, no km 667 da rodovia, trecho que liga o estado ao litoral de Santa Catarina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van transportava 15 pessoas de uma mesma família de Prudentópolis (PR), que seguiam viagem rumo ao parque Beto Carrero World, em Penha (SC).

No momento do acidente, apenas a faixa da esquerda da pista estava liberada para tráfego em função de obras no local, o que causava lentidão no trânsito. Segundo a PRF, o motorista do caminhão-baú, ao se deparar com os veículos parados na fila, invadiu as faixas central e direita, que estavam interditadas. Ao retornar à única faixa liberada, o caminhão atingiu violentamente a van, que foi lançada contra a mureta de proteção. Na sequência, o caminhão colidiu com uma carreta, que estava à frente.

Foto: Luiz César dos Santos

Com o impacto, o caminhão e a van pegaram fogo. O motorista do caminhão ficou preso às ferragens e morreu no local. Ele estava sozinho no veículo.

Apesar dos ferimentos, o motorista da van conseguiu agir rapidamente: com uma faca, cortou os cintos de segurança dos passageiros e resgatou todos antes que o veículo fosse consumido pelas chamas. Três pessoas ficaram feridas com mais gravidade — um jovem de 21 anos, uma criança de 8 anos e uma mulher, que sofreu lesões leves. Os demais ocupantes não se feriram ou tiveram apenas escoriações leves.

O condutor da carreta também sofreu ferimentos, mas sem gravidade.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Científica. A pista no sentido sul permanece totalmente interditada, com bloqueio no km 662, em Tijucas do Sul. Às 9h20, o congestionamento já ultrapassava 24 quilômetros.

As equipes de resgate e segurança seguem no local.