Itaipu entrega equipamentos a cozinha solidária em Cascavel

A Itaipu Binacional entregou nesta terça-feira (10), em Cascavel (PR), equipamentos que deverão aumentar em 66% a capacidade da Cozinha da Dona Marli, projeto social que conta com a atuação de mulheres voluntárias na preparação de refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e moradores de baixa renda do bairro Cascavel Velho.

A cozinha existe por iniciativa de Marli Cândida Damásio que, há cerca de três anos, com o auxílio de outras quatro cozinheiras voluntárias, começou a preparar refeições a partir da doação de alimentos e do apoio de organizações locais, como o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Sintrivel), que emprestou a estrutura da sede recreativa para abrigar a preparação dos alimentos. Hoje, isso já é feito em sede própria, em Cascavel Velho, um dos bairros mais populosos da periferia de Cascavel.

Às terças e quintas-feiras, pessoas da vizinhança levam suas marmitas até a cozinha. “Enquanto tiver comida, a gente serve”, conta Dona Marli. Segundo ela, nesse sistema, são fornecidas cerca de 150 refeições. Agora, com fogão industrial, fornos, congeladores, geladeiras e utensílios de cozinha doados pela Itaipu, esse número deverá saltar para 250. “A gente vai trabalhar com ainda mais ânimo, mais vontade. Também vamos poder fazer pão”, comemorou.

Projeto conta com apoio de cozinheiras voluntárias

Durante a entrega, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que as melhorias não vão impactar apenas na produtividade e na quantidade de refeições, mas também na qualidade. “Para nós, da Itaipu, é uma honra participar de um projeto como esse, para melhorar a vida das pessoas. Uma sociedade ideal é aquela em que todos tenham direito a ter comida em casa. Mas, enquanto isso não é possível, temos a obrigação de sermos solidários e apoiar uma iniciativa como essa”, afirmou.

Na ocasião, o diretor reforçou o apoio da Itaipu ao fortalecimento da atuação de cozinhas solidárias em todo o país, projeto liderado pelo governo do Brasil e que está iniciando com uma cozinha em cada região brasileira – e que, em breve, deverá passar para todas as unidades da federação e posteriormente chegar a 100 cozinhas espalhadas pelos principais bolsões de pobreza do país.

A entrega contou com a participação do diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone; do diretor de Coordenação, Carlos Carboni; da coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos e representante da Prefeitura de Cascavel, Raquel Marca; do deputado estadual Professor Lemos; do diretor do campus de Cascavel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Márcio Luiz Modolo; e do presidente do Sintrivel, Roberto Americano.