Adolescente suspeito de envolvimento em roubo à casa de Tião do Karatê é apreendido

Um adolescente de 16 anos suspeito de envolvimento no roubo à residência do ex-vereador Sebastião Galdino, conhecido como Tião do Karatê, foi apreendido nesta segunda-feira (22) em ação conjunta das polícias Civil e Militar de Campo Mourão. O mandado de busca e apreensão foi realizado no município em que ele reside, em Mariluz, distante 96 quilômetros de Campo Mourão.

A apreensão ocorreu cerca de duas semanas após o crime, registrado no Jardim Capricórnio, em Campo Mourão. Segundo a Polícia Civil, após os trabalhos investigativos, a polícia chegou a dois nomes suspeitos. O adolescente foi reconhecido pela vítima.

As forças de segurança informaram que o adolescente é conhecido das autoridades em Mariluz, com registros de investigações relacionadas a uma quadrilha conhecida como “Piratas do Asfalto”, além de apurações por tráfico de drogas e por suposto envolvimento em homicídios.

Durante a abordagem, o adolescente tentou fugir, mas foi contido pelas equipes policiais. Em buscas no imóvel onde ele reside, os agentes localizaram entorpecentes escondidos em seu colchão, além de uma quantia em dinheiro, que foram apreendidos.

Posteriormente, o jovem foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste, onde foi apresentado à autoridade policial, para posteriormente ser conduzido ao Centro de Socioeducação (Cense) de Campo Mourão.

Com o jovem, foram apreendidos entorpecentes e uma quantia em dinheiro

O roubo

O roubo aconteceu no fim da tarde do dia 9 de dezembro, quando Tião do Karatê estava sozinho em casa. Conforme relato da vítima, criminosos armados entraram no imóvel, renderam e amarraram o ex-vereador, exigindo informações sobre mercadorias armazenadas no local, entre elas, eletrônicos e perfumes. Os itens, segundo Tião, haviam sido doados pela Receita Federal à Associação Dojo, entidade da qual é fundador, para a realização de um bazar beneficente.

Durante a ação, os assaltantes recolheram diversos produtos e fugiram em uma caminhonete Ford Ranger. Após conseguir se soltar, a vítima pediu ajuda a um vizinho, um sargento da Rotam, que, mesmo estando de folga, tentou acompanhar o veículo utilizado na fuga. Durante a tentativa de perseguição, o policial foi alvo de disparos e precisou recuar.

O celular de Tião também foi levado no roubo. O rastreamento do aparelho conduziu as equipes policiais até uma área de mata no Parque Verde, no Conjunto Mendes, onde várias viaturas foram mobilizadas. A caminhonete usada pelos suspeitos foi encontrada abandonada, com parte das mercadorias em seu interior e outras espalhadas em pontos próximos. Dois celulares atribuídos aos envolvidos também foram recolhidos no local.

A área foi isolada para trabalho da Polícia Científica, que realizou a perícia, enquanto drones da Polícia Reservada e da Polícia Ambiental auxiliaram nas buscas. Apesar da recuperação de parte dos produtos, nenhum suspeito havia sido localizado na ocasião.

Tião do Karatê não sofreu ferimentos e acompanhou a mobilização policial, prestando informações para auxiliar na investigação. Em manifestação pública, ele agradeceu o trabalho das forças de segurança e destacou a pronta atuação do vizinho policial.

Com a apreensão do adolescente nesta segunda-feira, as investigações seguem sob responsabilidade das autoridades competentes para apurar a participação de outros envolvidos no crime e esclarecer todas as circunstâncias do roubo.