Homem ameaça matar crianças e tira a paz de moradores em bairro de Campo Mourão
Um homem de aproximadamente 45 anos de idade foi conduzido pela Polícia Militar (PM) na tarde desta terça-feira (10), em Campo Mourão, após uma sequência de denúncias de moradores do Jardim Veneza. Segundo vizinhos, ele vinha causando transtornos já há algum tempo, mas a situação se agravou desde a noite dessa segunda-feira (9), quando passou a gritar em via pública que “mataria todas as crianças do bairro” e que “nenhuma criança iria para a escola”. Ele foi ouvido das acusações e já liberado no início desta tarde.
De acordo com os relatos, o acusado teria se mudado há pouco tempo para a região, vindo de São Paulo. O encaminhamento à delegacia ocorreu após novas chamadas à polícia indicando que ele teria retornado a ameaçar moradores. Vários vizinhos formalizaram denúncia na delegacia contra ele. A TRIBUNA tentou ouvir o acusado, mas ele não quis se manifestar. O espaço segue aberto para manifestação, caso haja interesse.
Entre os moradores que relataram os episódios está o caminhoneiro Daniel Carneiro dos Santos, que disse ter vivido momentos de medo enquanto estava trabalhando fora e a esposa permanecia em casa com o filho do casal, uma criança autista. “A gente viajando, dormindo fora e o cara ameaçando de entrar na residência da gente. Isso tudo está gravado, tocando o carro, na frente do meu portão, ameaçando de morte a minha esposa”, desabafou Daniel. Segundo ele, o homem também “ameaça de morte todas as crianças da rua”.
Santos relatou que, nesta terça-feira, precisou deixar o trabalho e voltar para casa. “Tive que chegar na empresa hoje e pedir ausência do serviço para poder vir para casa, porque minha família estava trancada. Não podia abrir o portão porque ele estava lá de tocaia”, relatou.
Ele contou que, ao chegar em casa, o homem teria avançado contra ele. “Na hora em que eu estacionei o carro na frente de casa, ele já veio gritando, tentando me agredir. Aí a gente teve que segurar ele para ele não bater na gente. Tivemos que usar da força para segurá-lo no chão. Ele toda hora fica de ameaça”, falou.
Para Daniel, o principal medo é pela segurança das famílias. “Como é que uma criança ou uma mulher vai se defender de uma pessoa desse jeito?”, questionou. “Só quero a justiça. Ou ele volta para o lugar dele, que ele era de São Paulo, ou deixe a gente em paz.
A esposa de Daniel, Janikele Aparecida da Costa, disse que não havia conflito anterior entre as famílias. “A gente não tem nenhum problema pessoal com ele. Inclusive, a gente sempre teve paz ali na nossa rua. Até ele chegar”, afirmou. Ela contou que o homem teria ido morar com a mãe, “que é uma senhora de idade”, e que desde então ocorreram episódios de perturbação. “Desde que ele veio morar com a mãe, ele começou a perturbar os vizinhos ali. Já não é a primeira vez, já teve outras ocorrências, outras situações. E ontem à noite (segunda-feira), ele começou com essa perturbação”, disse.
Janikele afirmou que foi alvo de xingamentos e ameaças. “Ele começou a ofender toda a vizinhança, inclusive a mim, falando palavras de baixo calão para a minha pessoa e me ofendendo, falando que ia matar meu filho, ia matar todas as crianças da nossa rua”, ressaltou.
Outra moradora ouvida foi Joice Letícia Pereira Wencel, mãe de uma criança. Ela disse que as ameaças foram feitas em meio a gritos durante a noite de segunda-feira. “Ele começou uma gritaria na rua, saímos para ver o que era e nos deparamos com aquela ameaça. Citou o nome do meu filho e de outros vizinhos”, relatou.
A mãe afirmou que ouviu o homem dizer “que nenhuma criança que estava ali na rua iria mais para a escola porque ele mataria todas enquanto estivesse aqui em Campo Mourão”. Para Joice, o sentimento foi de insegurança. “Sentimento de impotência. Queremos justiça. Hoje (terça-feira) não tive coragem de levar meu filho para a escola”, declarou.
A Polícia Militar foi acionada por moradores e realizou o encaminhamento do homem à Delegacia de Polícia Civil, que foi ouvido e liberado. O caso é investigado agora pela Polícia Civil.


