Patrulha Rural prende homem em Roncador e recupera gado furtado
Uma equipe da Patrulha Rural do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prendeu um homem, de 29 anos de idade, em uma área rural do município de Roncador, nessa segunda-feira (26). Ele é acusado de estar com duas vacas e um bezerro furtados na região, tendo mudado a identificação dos animais, além de posse irregular de espingarda e diversas munições na propriedade dele.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
As equipes da 1ª e 2ª companhias do 11º BPM intensificaram as rondas pela região após receberem várias denúncias de furtos de gado no município, na estrada da comunidade Rio Bonito, que liga Roncador a Iretama. Com isso, os policiais passaram a ir até as propriedades nas imediações para alertar e orientar os moradores.
Na última sexta-feira (23), a Patrulha Rural da 1ª companhia foi a um sítio, com essa intenção de orientar a família sobre os constantes furtos de gato, porém, quando o morador avistou a viatura, saiu do local. Apenas uma mulher, que se identificou como namorada do indivíduo, permaneceu na propriedade. Ao ser questionada do motivo de o homem ter se evadido, ela alegou não saber, mas disse que poderia ser pelo fato de o companheiro ter passagens pela polícia.
A mulher foi informada de que se tratava de uma visita para orientações quanto à prevenção e segurança em áreas rurais. Foi observado, no sítio, naquele dia, que havia uma camionete modelo F1000 com grade boiadeira. Conforme levantamento com vizinhos, uma camionete com as mesmas características foi vista próximo aos sítios que tiveram gado furtado.
Diante da suspeita, a equipe retornou à referida propriedade nessa segunda-feira (26) e, novamente, o morador fugiu para uma área de mato. Os policiais decidiram, então, vistoriar a área, encontrando várias cabeças de gado, todas com remarcações – marcas novas sobre as originais –, o que dificulta a identificação.
Por ter conhecimento de um furto de gado recente no município de Nova Tebas e das suspeitas de os bovinos estarem na região, a equipe entrou em contato com o proprietário dos animais furtados, mostrando fotos do gado. A vítima confirmou serem dele e que teriam sido levados de sua propriedade no dia 13 de fevereiro.
Diante disso, foi solicitado que a vítima se deslocasse até a propriedade em que os animais estavam. O senhor confirmou serem dele, pois eram uma vaca e uma novilha da raça holandesa. O proprietário do gado informou, ainda, que, no dia do furto, a vaca estava prenha e, no dia em que ela foi encontrada, já tinha dado cria e estava com um bezerro recém-nascido.
Assim, os policiais buscaram possíveis moradores e encontraram um senhor para testemunhar o caso. Durante a abordagem na propriedade, o sargento da Patrulha Rural avistou, em uma dispensa na área externa da casa, uma espingarda CBC, calibre 36, e, ao lado, uma meia contendo 5 cartuchos de mesmo calibre, 9 munições calibre 38 e mais 9 munições calibre 22.
A testemunha confirmou que a arma seria do morador da residência. Diante dos fatos, os objetos foram apreendidos, os bovinos recuperados, e o autor dos crimes preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Iretama para providências cabíveis.