Polícia Civil de Mamborê cumpre mandados em SP contra grupo criminoso
Investigadores da Polícia Civil de Mamborê cumpriram na manhã desta terça-feira (13) cinco mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, no âmbito de uma investigação que apura a atuação de um grupo suspeito de estelionato digital. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PM) de São Paulo.
A operação mobilizou 24 policiais militares, além de investigadores da PCPR. A ação foi resultado de um inquérito instaurado após um golpe aplicado em julho de 2025, quando a vítima foi contatada por meio do WhatsApp por um suposto representante de uma promoção premiada. Durante a abordagem, os criminosos utilizaram manipulação emocional e ameaças de natureza jurídica para induzir a vítima a realizar uma transferência bancária superior a R$ 8 mil.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil conseguiu rastrear o dispositivo utilizado na fraude até endereços no estado de São Paulo, o que levou ao cumprimento dos mandados. Durante as buscas, foram apreendidos dois aparelhos celulares iPhone (modelos 12 Pro Max e 17 Pro Max), um computador e R$ 2.400,00 em espécie.
Segundo a Polícia Civil, os equipamentos eram utilizados para comunicações fraudulentas e possivelmente para cadastro e uso de chips de diversas operadoras, o que reforça a suspeita de outros crimes semelhantes praticados pelo grupo. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão das fraudes.
O delegado de Mamborê, Anderson Sérgio Romão, destacou que a apuração avança a partir da análise do material apreendido. “A investigação conseguiu identificar o caminho utilizado pelos criminosos e chegar aos dispositivos empregados na fraude. A apreensão desses equipamentos é fundamental para aprofundar as diligências e responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou.
A polícia também reforça orientações de segurança à população, alertando para que não sejam fornecidos dados pessoais ou bancários por mensagens ou links suspeitos, que se desconfie de promessas de prêmios ou dinheiro fácil e que transferências via PIX só sejam realizadas após a confirmação da veracidade da solicitação.

Serviço
Informações que possam auxiliar na identificação de outros suspeitos podem ser repassadas à Polícia Civil pelos telefones (44) 33568-1341 ou (44) 9 9832-1618.

