PRF destina 161 quilos de cabelo apreendido para projeto social na região

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou nesta semana da entrega de 161,5 quilos de cabelo humano à Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen). O material será destinado à cadeia feminina de Goioerê, que desenvolve um projeto para produção de perucas para pacientes com câncer.

De acordo com a PRF, a carga, contrabandeada para o Brasil, havia sido apreendida no último dia 25 de agosto, em uma abordagem realizada em Perobal. Os cabelos serão utilizados, no âmbito do projeto “Liberdade em fios”, do Deppen, para a produção de duas mil próteses capilares para pacientes oncológicos do Hospital Uopeccan de Umuarama.

O projeto, idealizado pelo Deppen, transforma a rotina de mulheres privadas de liberdade ao unir solidariedade e reintegração social, produzindo materiais que auxiliarão na autoestima de outras mulheres com câncer. O material foi encontrado pela PRF distribuído em seis malas dentro de um carro conduzido por um homem de 43 anos, que apresentou informações contraditórias durante a abordagem.

Ele admitiu ter pago 15 mil dólares pela mercadoria e declarou que pretendia revendê-la em salões de beleza no Estado de São Paulo. O motorista foi preso em flagrante por contrabando. O lucro pela revenda do produto poderia passar de dez vezes o valor pago.

O Conselho da Comunidade de Goioerê havia solicitado ainda em agosto os cabelos para a Justiça Federal, que entendeu pertinente e deferiu o pedido.