Deputado Schiavinato morre aos 66 anos, vítima de Covid-19; lideranças lamentam perda

Morreu na noite desta terça-feira (13), aos 66 anos, vítima do coronavírus (Covid-19), o deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas). Ele é o primeiro deputado federal a morrer vítima do vírus. O parlamentar já havia perdido também a esposa para a doença, Marlene Schiavinato. Ela faleceu no dia 12 de março, aos 64 anos.

Schiavinato estava internado há 40 dias no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para tratar da doença. Na noite desta terça, a família do parlamentar postou a seguinte mensagem nas redes sociais dele: “Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer”. 

O deputado vinha tendo complicações no tratamento e no dia 6 de abril passou por um procedimento para desobstrução das vias biliares. Outras infecções também impactaram em sua saúde no período de internação. 

Schiavinato tinha sua base política na cidade de Toledo onde já tinha sido prefeito, distante 189 quilômetros de Campo Mourão. Foi também deputado estadual no Paraná. Ele deixa dois filhos e seis netos. 

Lideranças políticas lamentam morte

A morte de Schiavinato gerou repercussão no meio político. O deputado federal, Rubens Bueno (Cidadania), que foi prefeito de Campo Mourão, lamentou a perda.  “Cada dia mais tristeza. Depois de perder a esposa Marlene há um mês, o deputado federal Schiavinato faleceu ontem à noite [terça-feira] em Brasília. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, foi deputado estadual e prefeito de Toledo. Mais que um colega de parlamento, foi um grande amigo de trocar impressões no dia a dia sobre o Paraná, especialmente a questão do pedágio. E sempre preocupado com a pandemia e a economia do país. Uma perda irreparável para a representação paranaense”, comentou Bueno em suas redes sociais.

Prefeitos da Comcam também lamentaram a morte do parlamentar. “Tristeza. Perdemos um grande político”, disse o prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado (MDB), presidente do Ciscomcam. O prefeito de Ubiratã, Fábio D'Alécio (Cidadania), também lamentou a perda. “Político como poucos. Evidentemente fará muita falta. Que Deus o tenha consigo”, frisou. “Um grande amigo”, falou também Airton Agnolin (PDT), prefeito de Nova Cantu.