Gestão de Ratinho Júnior tem aprovação de 70,4% da população, aponta pesquisa

Após sete meses de governo do Paraná, a gestão do governador Ratinho Júnior (PSD) crava uma aprovação de 70,4% dos paranaenses. É o que aponta novo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado no fim da tarde dessa quinta-feira (1º). Embora ainda elevada, a pesquisa aponta para uma queda na aprovação do governo, que em abril deste ano era 78,4%.

O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de julho, sendo ouvidos 2.114 eleitores, em 74 municípios do Estado. Ainda de acordo com a pesquisa, 24,4% dos paranaenses não aprovam a gestão do governador, em abril este número era 15,3%. Os dados revelam também que 5,2% não quiseram ou não souberam emitir opinião. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, o que garante uma certa estabilidade na avaliação do chefe do Executivo Estadual.

Vale lembrar que o governador teve um início de mandato com questões conturbadas, como a negociação do reajuste de servidores e um recuo na intenção de cortar repasses aos outros poderes, o que pode ter contribuído para a queda de sua aprovação.

Entre os resultados desta pesquisa, 11,6% dos entrevistados avaliam que a gestão de Ratinho Júnior é ótima; 40,1% a classificam como boa; 28,9% avaliam o governo como regular; 8,5% consideram a administração como ruim; 8,4% a têm como péssima; e 2,6% não responderam ou não souberam opinar.

Maioria aprova Bolsonaro

Os paranaenses foram ouvidos também em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Conforme a pesquisa, o presidente também teve queda em seu índice de aprovação no Estado. Em abril, 64% dos paranaenses aprovavam sua gestão. Agora, sua atuação é bem avaliada por 61,9%. A desaprovação, por sua vez, foi de 30,5% para 33,5%; 4,7% não se manifestaram.