Três cidades do Paraná terão novas eleições neste domingo após cassações
Três cidades do Paraná vão às urnas neste domingo (5) para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. As eleições suplementares serão realizadas em Cruzeiro do Iguaçu, São João e São Tomé, após decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que cassaram os mandatos dos eleitos em 2024 por irregularidades no processo eleitoral.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a votação será das 8h às 17h, e poderão participar os eleitores com domicílio regularizado até 7 de maio de 2025. Os candidatos foram definidos em convenções partidárias realizadas entre 18 e 22 de agosto.
Prefeitos e vices cassados
Em Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste do estado, o prefeito Reni Kovalski (PP) e a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina (PDT) tiveram os diplomas cassados por compra de votos. Segundo o TRE-PR, o coordenador da campanha pagou o IPVA de uma eleitora e prometeu emprego ao filho de outra, com ciência dos candidatos. Além da perda dos mandatos, a Justiça aplicou multa de R$ 5,3 mil.
Também no Sudoeste, em São João, o prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto (PSD) e o vice Valdir Wiesenhutter (PL) foram cassados por abuso de poder político e econômico. O relator do processo, desembargador José Rodrigo Sade, apontou que a prefeitura utilizou a máquina pública para influenciar o resultado do pleito, ampliando contratações em um programa social durante o período eleitoral.
Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos e multados em R$ 50 mil cada. Em nota, Clóvis afirmou que aguarda análise de um pedido cautelar no TRE e pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em São Tomé, no Noroeste do estado, a nova eleição foi convocada após o indeferimento da candidatura de Eliel Hernandes Roque (MDB). Com isso, o município também precisará escolher um novo gestor municipal.

