Curiosidades da Saúde
Aids e Câncer ou água poluída?

Segundo estudo realizado pela organização americana WaterAidQuase, cerca de 800 mil mulheres morrem anualmente por falta de saneamento básico. Esse número corresponde a 5ª maior causa de mortes de mulheres em todo mundo.

Os pesquisadores que analisaram dados do Instituto de Métricas da Saúde, centro de estudos sediado em Seattle, nos EUA e descobriram que doenças transmitidas pela água poluída e pelo saneamento ruim matando mais que a Aids, a diabetes ou o câncer de mama.

As quatro primeiras doenças que mais matam mulheres foram as doenças cardíacas, derrames, infecções das vias respiratórias inferiores e doenças pulmonares obstrutivas crônicas

Barbara Frost, diretora-executiva da WaterAid disse que esta situação completamente inaceitável afeta a educação, a saúde, a dignidade de mulheres e meninas e, em última instância, resulta em mortes precoces e desnecessárias.

Os números apresentados pelo estudo é alarmante. Mais de um bilhão de mulheres, o que corresponde a uma em cada três em todo o mundo, não têm acesso a um banheiro. Cerca de 370 milhões de mulheres, uma em cada dez, não tem acesso à água limpa.

Atualmente muita tem se falado de doenças da modernidade, no entanto, doenças tradicionais, causadas por problemas antigos continuam matando pessoas.

Fonte: Reuters