Sociedade e Desenvolvimento
As ideias do Empreende Week

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi

Na semana passada, dois dias antes de iniciar o III Empreende Week, foi publicado o resultado final do Programa Sinapse da Inovação. É um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de sucesso oferecendo recursos financeiros e capacitações.

Foram 1.850 ideias inovadoras submetidas ao programa, e, depois de 3 etapas de classificação, restaram as 100 classificadas que ganharão até 40 mil reais para o desenvolvimento do negócio ou produto.

A divulgação dessa lista nos deixou muito felizes, pois Campo Mourão teve 5 das 100 ideias classificadas. Ficamos apenas atrás de grandes centros como Curitiba, Maringá, Londrina, e a única cidade do porte de Campo Mourão com mais classificados foi Pato Branco (7). Mas, ainda mais relevante, foi que as duas ideias vencedoras dos hackathon´s que fizemos no Empreende Week de 2017 e 2018 foram classificadas.

Ou seja, aquele círculo virtuoso que projetamos como resultado da movimentação dos atores locais em prol da inovação está acontecendo. Funciona mais ou menos assim: jovens universitários ou secundaristas são provocados a pensar em soluções para problemas da cidade, ou de alguma instituição ou empresa; organizam-se em grupos, são capacitados, aprendem a pensar criativamente, e propõe projetos. Esses projetos, por sua vez, quando considerados potencialmente viáveis, serão abrigados em algum espaço de pré-inclubação ou incubação, e vai receber mentoria, investimento e apoio. Como decorrência disso, esperamos reter esses jovens em Campo Mourão, criando uma empresa, gerando empregos e investindo aqui.

Já temos bons exemplos acontecendo: além dos dois projetos classificados no Sinapse, vários outros estão sendo desenvolvidos no Hotel Tecnológico da UTFPR e na Incubadora da Fundação Educere.

Com isso, novos espaços surgem: no último dia 19 foi inaugurada a Incubadora da UTFPR, e até o final de 2019 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico inaugura, em parceria com o Sicoob, um espaço de coworking e incubação de startups.

Durante o Empreende Week, além das atividades de estimulo ao conhecimento de ciências e tecnologia, os jovens participantes foram desafiados a pensar novos projetos. Realizamos 2 oficinas de Open Inovation, um Hackathon, e o Empreende Move.

Algumas das ideias apresentadas, que poderão virar projetos e futuros negócios desenvolvidos em Campo Mourão:

- Aplicativo para aproximar bandas e bares ou pubs.

- Tratamento de água biológico para corantes de indústria têxtil.

- Uma pulseira para monitoramento de pacientes internados.

- Tratamento de pragas com ozônio.

- Aplicativo para estimular o uso de espaços públicos e sua preservação.

- Plataforma para capacitação de colaboradores do comércio.

- Aplicativo para localização e compartilhamento de caçambas.

- Plataforma de comunicação entre a população e a Secretaria de Meio ambiente.

Entendemos que, ao estimular os jovens estudantes a pensar em desafios que possam ser implementados através de tecnologias, modelos de negócios ou iniciativas deles mesmos, criamos uma cultura de empreendedorismo que, se bem acolhida pelo Poder Público e Instituições, pode transformar o município.

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]