Sociedade e Desenvolvimento
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia – CEITEC

Quando você compartilha sua inovação, a sociedade fica melhor. Gil Giardelli, professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

O município de Campo Mourão já possui os principais players, demandas e histórico de sucesso para compor um centro de Inovação. São 7 faculdades e Universidades, sendo uma delas federal, além das instituições de ensino técnico igualmente formadoras de notório capital humano capaz de atuar no desenvolvimento de produtos e empresas de alto potencial em nosso município. Também temos várias empresas de tecnologia espalhadas pelo tecido urbano, inclusive participando de movimentos nacionais de startups.

motivos que ensejam a criação deste centro também levam em conta as pesquisas dos mais de 240 mestres e 160 doutores que atuam na cidade. Muitos deles realizam pesquisas em grandes universidades e que podem encontrar condições de aplicabilidade e escalabilidade no CIETEC.

Ainda, há um histórico na experiência de incubação de empresas de base tecnológica trazida pela Fundação Educere, cujas 16 empresas que ali surgiram já faturam mais de R$ 45 milhões/ ano, gera mais de R$ 6 milhões em impostos e mais de 200 empregos diretos, com produtos de inovação disruptiva sendo ali desenvolvidos.

O CEITEC – Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia é um projeto que mescla as atividades de uma incubadora de empresas, centro P, D & I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), aceleradora de empresas e co-working em um único espaço físico, fomentando um ecossistema de capital humano e empresas inovadoras em produtos, serviços e processos.

A principal diferença entre este centro e uma incubadora de empresas comum é que, enquanto neste último o foco é apoiar apenas as empresas em si, no CEITEC a ideia é apoiar não apenas as empresas, mas também criar sinergia no mesmo espaço físico entre empresários, profissionais liberais, estudantes, pesquisadores e atividades de consultoria e assessoria necessárias para a aceleração de negócios.

de modo exemplificativo, teríamos em um mesmo prédio empresas de base tecnológica em estágio nascente, empresas em fase de consolidação de mercado, escritórios de consultoria jurídica, contábil, RH, marketing, acesso a mercados e captação de recursos.

O espaço de co-working poderá ser utilizado por outros profissionais liberais, pesquisadores e estagiários, formando uma rede estratégica de capital humano para o empreendimento.

Em síntese, o CIETEC deverá ser a instituição catalisadora entre os empreendedores regionais e as sete Instituições de Ensino Superior presentes no município, de maneira multidisciplinar e capaz de atrair investimentos e produzir negócios caracterizados pela inovação e escala.

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]