Curiosidades da Saúde
Consumo de Carne tem relação com Câncer?

Quase que diariamente surgem pesquisas relacionando diversos fatores ambientais e genéticos com o desenvolvimento de Câncer. Inclusive recentemente houve uma pesquisa que relacionou o "azar" da pessoa como um dos principais motivos para que essa doença venha a acontecer.

O Câncer é uma doença multifatorial, ou seja, existem inúmeros fatores relacionados que podem causar a formação de uma Neoplasia. Existem fatores de risco que podem aumentar a chance do Câncer se desenvolver. Alguns fatores são muito conhecidos como o cigarro e a exposição aos raios solares sem proteção. Mas seria a carne também um desses fatores?

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia a resposta é sim. O estudo demonstra que o consumo prolongado de carne vermelha é fator de risco para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Isso devido a uma substância conhecida como ácido siálico não humano presente na carne vermelha e que pode gerar um processo inflamatório que predispõe ao câncer.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores utilizaram cobaias que foram alimentadas com uma dieta contendo essa substância e comparam com outras cobaias. Constataram que o grupo que ingeriu a dieta com ácido siálico teve uma incidência cinco vezes maior de Câncer do fígado.

Pesquisas indicam que populações que ingerem pouca ou nenhuma quantidade de carne vermelha apresentam menores incidências de câncer. Sendo que, indiferente da forma de preparo, o ácido siálico está presente da mesma forma na carne.

Então a carne é mais um dos inúmeros fatores de risco para o Câncer. Sobrou para a carne também. Frita, assada ou cozida, mais um fator de risco está aí.

Fonte: Vencer o Câncer (Valéria Hartt)