Curiosidades da Saúde
É Gripe?

Quem nunca presenciou uma pessoa espirrando e logo outra perguntando se é gripe? Ou ainda. Quem nunca viu uma pessoa falando que está a mais de um mês gripada? Mas então, será que realmente essa pessoa está gripada?

Segundo pesquisa publicada na revista PLoS Biology um adulto tem uma gripe de verdade a cada 5 anos em média.

Mas você pode questionar: Mas eu fico doente com muito mais freqüência. De acordo com os cientistas que realizaram a pesquisa, esses episódios mais frequentes são infecções parecidas à gripe, mas não exatamente iguais.

O estudo foi realizado na China através de exame de sangue de 151 voluntários com idades entre 7 e 81 anos. Nessas amostras foram analisadas as nove principais variedades de gripe conhecidas e em circulação no mundo entre os anos de 1968 e 2009.

Pesquisadores de Londres, Estados Unidos e China procuraram anticorpos no sangue dos voluntários para tentar descobrir se eles realmente tinham sido infectados com os vírus da gripe e com qual frequência.

Os resultados indicaram que as crianças pegaram gripe a cada dois anos aproximadamente com o passar dos anos as infecções ficavam menos frequentes. A partir dos 30 anos, as gripes tendem a ocorrer a uma taxa estável de cerca de duas vezes a cada 10 anos entre os voluntários pesquisados.

 

Segundo um dos autores do estudo, Steven Riley, a infecção por influenza é menos comum do que alguns pensam. Ocorre com uma maior frequência durante a infância e adolescência, possivelmente pelo fato de crianças terem mais contato com outras pessoas.

Para Ron Eccles, do Centro de Resfriado Comum da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, as pessoas fazem muita confusão entre gripe e resfriados.

Tanto resfriados e gripes são causados por vírus, podem causar febre e dor de garganta, além de tosse e espirros. A transmissão das duas doenças ocorre de pessoa para pessoa através de espirros e tosse.

No caso do resfriado comum, os sintomas chegam de forma gradual e, geralmente, são mais suaves e afetam principalmente o nariz e a garganta.

Já a gripe é mais grave e normalmente faz com que a pessoa queira ficar na cama. Os sintomas incluem ainda dores, nariz entupido ou escorrendo.

As pessoas que mais sofrem com a gripe são as pessoas idosas e com problemas crônicos de saúde, como asma. Elas precisam de uma atenção especial. Ahh! Com a gripe e não resfriado!

Fonte: Saúde do site da BBC