Força-tarefa contra dengue apresenta resultados, diz prefeito

A força-tarefa contra a dengue no município de Nova Cantu está apresentando resultados positivos. O prefeito da cidade, José Carlos Gomes (DEM), disse nessa segunda-feira (3), em entrevista à TRIBUNA, que o mutirão conseguiu diminuir a incidência de casos na cidade. “Estamos com várias intervenções contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou.

Com 565 casos confirmados, Nova Cantu enfrenta uma epidemia da doença. Três pessoas já morreram de dengue no município, as vítimas tinham 26, 31 e 71 anos de idade. “Infelizmente as três primeiras mortes no Estado dentro do novo período epidemiológico que começou em junho do ano passado, aconteceram em Nova Cantu”, lamentou o gestor.  

Atualmente, graças aos trabalhos de combate ao mosquito desenvolvidos no município, a incidência de focos foi reduzida em aproximadamente 95%, estima o prefeito. Mas ele alerta que os cuidados devem permanecer. “Os agentes de endemias ainda têm encontrado focos em algumas residências, nas visitas, quando se deparam com isso lançam imediatamente a multa contra responsável”, falou. 

A multa inicia em R$ 300, dobrando de valor nos casos de reincidência. “Se a pessoa foi reincidente quatro vezes, por exemplo, vai pagar mil e duzentos reais de multa.  Temos que estar  responsabilizando os nossos munícipes para que eles façam a limpeza dos seus quintais. Eu sempre digo e repito, o dever e obrigação do prefeito de cada cidade é recolher o lixo que está na rua, agora os quintais cabe a cada um  limpar o seu”, falou.  

Gomes disse que estão sendo realizados de forma bastante intensa arrastões em toda a cidade. Além dos servidores de endemias, todo o quadro funcional da prefeitura foi colocado à disposição para os trabalhos. Para se ter ideia, segundo o prefeito, nos últimos 10 dias apenas um único caso de dengue foi confirmado na cidade. “Estamos vendo outros municípios vizinhos sofrendo também, ou seja, o problema não é só em Nova Catu”, observou. 

Segundo ele, todos os municípios devem punir com multas o morador onde for encontrado o foco. “E tem que ser multa imediata, porque notificar não está adiantando, além disso, nem temos tempo mais para isso”, frisou. “Não é possível um simples mosquito tirar a vida de tanta gente por descuido de algumas pessoas, muito triste isso”, lamentou, ao reforçar a colaboração da população com a eliminação de criadouros, seja água limpa ou suja. “O mosquito não está escolhendo se a água é limpa ou suja, ele está botando e criando larvas e em breve estará voando picando a população, por isso é importante a população não baixar a guarda”, ressaltou. 

Fumacê

Além da intensificação dos trabalhos de eliminação dos criadouros, a prefeitura vem fazendo desde o fim do ano passado a utilização do fumacê com aplicação do inseticida Malathion. Segundo o prefeito, o veneno já foi aplicado na cidade por oito vezes. “E com ele temos conseguido eliminar o mosquito voador”, frisou, ao comentar que aguarda a chegada do inseticida Cielo, nos próximos dias. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), a região está com 1.994 casos de dengue. Barbosa Ferraz, Iretama, Juranda, Nova Cantu, Peabiru, e Quinta do Sol estão em epidemia. Na última semana uma pessoa idosa morreu em Peabiru em decorrência da doença, aumentando para quatro o número de mortes na Comcam.