Sociedade e Desenvolvimento
III Empreende Week começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta, dia 18, a terceira edição do Empreende Week. Um movimento que começamos em 2017, com 40 alunos na Casa da Cultura, que pensaram soluções para a cidade.

Em 2018, já no Parque de Exposições, passaram cerca de 4.000 pessoas pelo evento.

Mas o Empreende Week não é só um evento de 4 dias. É o ponto alto de um movimento que trabalha com a juventude mourãoense no sentido de despertar o pensamento inovador e empreendedor.

Durante todo o ano, são várias palestras, encontros, mentorias, reuniões, entre outras coisas, trazendo para Campo Mourão o que acontece de mais contemporâneo no mercado de startups e inovações.

Como já escrevi aqui há algum tempo, nossa utopia é que os jovens venham estudar em Campo Mourão, e, contagiados por um ambiente empreendedor, transformem suas ideias em Negócios, iniciem aqui suas Startups, e gerem empregos de alto nível em nossa Cidade. Assim, teremos um virtuoso ciclo de educação gerando empreendimentos, que investem no município, que atrai mais talentos, que estudam e empreendem aqui.

Na próxima quarta, na Praça São José, iniciamos a terceira edição do Empreende Week, que este ano tem como tema central o Meio Ambiente, e vai contar com a seguinte programação básica:

Quarta dia 18 – 19h40 – Praça São José: Palestra com Átila Iamarino, do Canal Nerdologia do Youtube – se não conhece o Átila, pergunte pro seu filho adolescente. Ele vai conhecer. O canal Nerdologia tem mais de 2,5 milhões de seguidores.

Quinta, dia 19 e sexta, dia 20, o evento acontece no Campus da UTFPR.

Lá, acontecem várias competições, como o Lançamento de Foguetes, Construção de Pontes de Palito de Sorvetes, Robótica, Concurso de Cosplay, e duas oficinas de Open Innovation, onde os participante trabalham o dia todo em uma solução para um problema proposto.

Os visitantes também contarão com várias oficinas, como drones, desafios cerebrais, instrumentos musicais.

Aliás, uma novidade do EW 2019 é o espaço Empreende Music & arts, que pretende mostrar que é possível empreender também nas artes. Serão palestras com artistas que contarão como sobrevivem da arte, além de apresentações culturais.

Há também uma programação voltada a quem já é empresários e quer acompanhar o que há de mais novo em inovação. Serão palestras, reuniões e bate-papos no espaço Sebrae, o Sebrae Talks. Quer saber quem vem? Tiago Romeritz, que era do site Omelete e agora está o E-Banx, Luis Ajita, presidente do Sicoob, Carlos Walter, presidente eleito da Fiep, entre outros.

Na sexta à tarde iniciamos o Hackathon, que nesta edição será como tema Soluções para Resíduos Sólidos. A equipe vencedora ganhará um prémio de R$ 1.500,00 em dinheiro.

Fique por dentro e participe do maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo da região. Acompanhe pelo site www.empreendeweek.com.br.

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]