Curiosidades da Saúde
Por que nossos dedos ficam enrugados na água?

Todos nós sabemos que ficar com os dedos em contato com a água os deixam enrugados. Mas por que isso acontece? Normalmente as pessoas associam esse fato unicamente ao inchaço da pele devido ao contato prolongado com a água e nada além disso.

No entanto, uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha defende que os dedos enrugados indicam mais que isso. Indicam a evolução do ser humano por milhares de anos. Trata-se de uma vantagem da espécie humana.

Para chegar a essa conclusão os cientistas da Universidade de Newcastle fizeram o seguinte experimento: voluntários precisavam pegar bolas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las para outro local. Pode-se observar que os voluntários com os dedos enrugados realizavam a atividade com uma maior agilidade e rapidez.

Esse estudo sugere que quanto mais o dedo fica enrugado em contato com a água, mais fácil fica manusear e realizar tarefas embaixo d´água, como por exemplo procurar alimentos.

Depois de ler esse trabalho fico me fazendo duas perguntas. Primeiro, o que o cientista estava pensando quanto teve a curiosidade de realizar essa pesquisa. Segundo, o próximo passo será comparar a evolução através de dedos enrugados?

É uma coisa a se pensar. Muitas coisas são pesquisadas no mundo atualmente, no entanto, essas pesquisas terão aplicabilidade?