Coluna ADI Paraná
Retorno

A deputada Maria Victória, presidente estadual do PP, volta a Assembleia Legislativa no próximo dia 14. Maria Victória estava de licença maternidade por seis meses depois do nascimento da filha Maria Antônia. Nesse período, a suplência foi ocupada pelo deputado Élio Rusch (DEM).

Novo no Paraná

No Paraná, o Partido Novo decidiu lançar candidato a prefeito somente em seis cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

Lidere

A terceira edição do Lidere, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina, será nos dias 16 e 17. O encontro tem apoio da Fevomércio e busca preparar empresários e empreendedores para o atual cenário econômico. A programação terá rodadas de negócios,exposições e apresentação de startups. O empresário Ederson Muffato é um dos palestrantes.

Reforma

O presidente Jair Bolsonaro já adiantou que pretende fazer uma mudança ministerial após assim da aprovação da Reforma da Previdência pelo Senado. As mudanças devem começar pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), indiciado pela PF por uso de candidaturas-laranjas pelo PSL de Minas Gerais. Os ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança) e Paulo Guedes (Economia) ficam. O mesmo deve acontecer com a ministra Damares Alves (Família e Direitos Humanos).

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira (7) e vai até o dia 25. A tríplice viral protege também contra caxumba e rubéola, estará disponível em todos os postos de saúde do país, com foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. O Paraná tem 59 casos confirmados da doença.

Suplentes

Os suplentes Edmar Arruda (PSD), Stephanes Junior (PSD) e Takayama (PSC) entraram no TSE para a suplência de Evandro Roman, que trocou o PSD pela presidência do Patriotas no Paraná. Roman e Stephanes Junior já estão na suplência dos titulares Sandro Alex (PSD) e Ney Leprevost (PSD) - que hoje ocupam das secretarias de Infraestrutura e Logística e de Família, Trabalho e Direitos Humanos.

Candidatos

Em Paranaguá, maior cidade do litoral e 10º colégio eleitoral do Paraná, já tem dez pré-candidatos a prefeito em 2020: Marcelo Roque (Podemos), Arnaldo Maranhão (sem partido), Alceu Maron Filho (Pros), Adriano Ramos (Republicanos), Julinho Lima (PSL), Professor Jozelito (PT), José Baka Filho (PDT), Ivan Camargo (PDT) e Josias da Negui (PDT) e Professor Hermes (Psol). MDB, PSDB e PSC ainda ensaiam candidaturas.

Mais filiados

O PP oficializa nesta segunda-feira, 7, mais uma leva de filiados, prováveis candidatos às eleições municipais de 2020. A deputada Maria Victoria, o deputado Ricardo Barros e a ex-governadora Cida Borghetti estarão presentes no ato na sede estadual do partido em Curitiba. Maria Victoria, presidente estadual do PP, afirmou que todos os meses o partido fará atos de filiação para receber novos integrantes. Em setembro, o PP filiou mais de 250 lideranças de Curitiba.

Fetiche sexual

O ministro Gilmar Mendes (STF) afirmou que as mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato reveladas pelo Intercept indicam "até algum fetiche" de caráter "sexual" entre juízes e investigadores. Ele também acusou os procuradores e magistrados de prática de "tortura" através de prisões arbitrárias de acusados para forçar delações. "Esse núbio entre julgador e polícia pode até ter algum fetiche, até de índole sexual. Mas moderação aqui. Julgador é órgão de controle, não é órgão de investigação", criticou o ministro.

Licença-prêmio

A Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira (8), o projeto de lei que extingue a licença-prêmio para os futuros servidores públicos e substitui o benefício por uma “licença-capacitação”. Segundo o projeto, o servidores que completarem o tempo de serviço necessário para gozar a licença terão que comprovar a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional dentro da sua área de atuação.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.