Curiosidades da Saúde
Ronco pode ser eliminado com exercícios de canto

Ontem fiz uma viagem de ônibus e ao ver essa notícia relembrei de imediato da situação vivida durante a viagem.

Viagem de ônibus a noite, vai batendo aquele sono, fácil cochilar, porém não contava com um detalhe, alguém roncando no ônibus. Não era um ronco de alguém por perto, era um ronco que se alastrava pelo ônibus.

Agora, após ler essa reportagem, sei que poderia ter acordado a pessoa e o indicado a fazer aulas de canto.

Um estudo realizado no Reino Unido provou que exercícios de canto, realizados diariamente durante três meses, podem eliminar o ronco.

O estudo foi realizado no Hospital Royal Devon and Exeter, na Inglaterra. Participaram 60 pacientes que foram acompanhados durante três meses. Metade dos participantes estava no grupo controle, enquanto a outra metade realizaram exercícios de canto para melhorar a tonificação dos músculos da garganta.

Segundo Alise Ojay, diretora do coral e responsável pela pesquisa, pacientes que fazem estes exercícios de voz, pronunciando os sons "ung" e "gar" juntos (certeza que você acabou de pronunciar os sons em voz alta) e em tons diferentes conseguiram diminuir e até acabar com o ronco.

A diretora afirmou que os exercícios precisam ser feitos diariamente, durante três meses, para o paciente conseguir alguma melhora.

Agora vamos concordar pessoal. Tem pessoas que roncam tanto, que para ter melhora, precisam realizar o exercício três vezes por semana, por uns seis meses. Pelo menos!

Fonte: BBC Brasil