Sociedade e Desenvolvimento
Uma nova Secretaria

“Quando você não pode, quando você não tem liberdade para pegar sua ideia e transformá-la em um empreendimento histórico, todos nós perdemos” Mark Zukerberg.

Inauguramos nesta terça-feira (8) as novas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Casa do Empreendedor. Com uma estrutura bem mais ampla, e com uma equipe de 15 profissionais, a Secretaria agrega importantes serviços para os empreendedores que pretender investir em Campo Mourão, e principalmente para os que já estão operando do município.

Temos ouvido há tempos sobre as dificuldades econômicas e financeiras dos Municípios. As receitas não crescem na mesma proporção das despesas, e muitos sofrem por não terem recursos para investimentos importantes nas áreas mais demandadas, como Saúde, Educação e Ação Social. Em Campo Mourão não é diferente. Parece que já ouviu algo a respeito, não?

Pois bem... no conjunto de receitas de um Município existem várias fontes, mas no final, todas se dividem em a) aquelas que o Município mesmo consegue gerar – ISS, IPTU, algumas Taxas, etc. .. e b) aquelas que recebe de repasses da União ou do Estado – cota parte do ICMS, Fundo de Participação dos Municípios, SUS, etc... O que importa é que, independentemente da forma que esse dinheiro chega ao Município, ele é gerado de uma única forma: pela atividade econômica. Ou seja, quanto mais aquecida está a economia do País, ou do Município, maior o faturamento das empresas, maiores as vagas de empregos, maiores os salários. Quanto mais competitivas forem as empresas, maior sua chance de crescimento, e, de novo, maiores faturamentos, empregos, salários.

O que muitos municípios fazem é colocar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cuja responsabilidade é exatamente a de gerar e desenvolver empresas, empregos e renda, como última na prioridade orçamentária. Ou seja, aquela que deveria auxiliar na irrigação da economia local para gerar recursos é a que menos recebe.

Essa é uma realidade cruel porque não aparece no curto prazo. Se uma Secretaria de Saúde ou Educação por exemplo não funcionam a os efeitos são sentidos rapidamente. Faltou médico, faltou professor, a sociedade percebe na hora e reclama. E isso é legítimo.

Mas se uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico não funciona, ou funciona mal, a percepção não é imediata. Sem Políticas Públicas de qualidade para o Desenvolvimento Econômico, a economia municipal vai se enfraquecendo, as empresas vão minguando, os empregos caindo de qualidade e valor, mas isso acontece gradativamente, e vai se tornar grave quando as receitas municipais não crescem. Aí vai faltar o dinheiro para a Saúde, para a Educação.

Municípios que hoje tem condições financeiras melhores são aqueles que fizeram boas escolhas e boas políticas de desenvolvimento. Investiram em empresas de base tecnológica, incentivaram seus jovens a empreender, investiram em Educação para ter mão de obra qualificada.

Estamos, desde 2017, “virando a chave” na política de desenvolvimento econômico de Campo Mourão. Claro que a atração de empresas continua sendo importante e buscada sempre. Para isso temos o Pró-Campo, com possibilidades de incentivos fiscais e econômicos para quem quer se instalar ou ampliar sua empresa. Mas estamos também apostando nas startups, nos Micro Empreendedores, nos feirantes, nas parcerias com as Universidades, que trazem a ciência e a tecnologia para os empreendimentos, na capacitação dos empreendedores e dos jovens.

Embora em questões de orçamento ainda estamos nas últimas posições entre as Secretarias do Município, o apoio da administração tem sido fundamental para nosso trabalho. A busca de parcerias tem se mostrado capaz de viabilizar muitos projetos.

Acreditamos que a nova Casa do Empreendedor, como ponto único de relacionamento com os empresários e empreendedores, trará a agilidade e a desburocratização que almejamos para tornar o ambiente de negócios de Campo Mourão um dos melhores para se investir.

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]