Curiosidades da Saúde
Você sente bem os cheiros? Imagina com “dois narizes”!

Isso mesmo pessoal, se você gosta de sentir o cheiro de um bom perfume, cheiro de comida, imagina com dois narizes. Ou ainda, se você sente falta de ar, com dois narizes você não poderia respirar melhor?

Esse caso aconteceu na China. Um rapaz chamado Xiaolian tem dois narizes hoje. Não para respirar melhor ou sentir cheiro, mas sim por outro motivo.

O rapaz, de 22 anos, sofreu em agosto de 2012 um acidente de carro quando teve um trauma no nariz. Após o acidente, houve uma infecção no nariz que destruiu grande parte da cartilagem tornando impossível a restauração do nariz machucado.

Como resolver esse problema? Os cirurgiões chineses fizeram crescer um 'nariz' artificial na testa do rapaz. O novo nariz é formado por cartilagem retirada da costela do próprio paciente e por um expansor de tecido da pele no formato de um nariz na testa de Xiaolian.

Sabe a expressão ele tem olho nas costas. Nesse caso Xiaolian tem nariz na testa.

Por enquanto o novo nariz não tem função no momento, não serve para respirar ou sentir cheiro, mas será transplantado para substituir o nariz danificado, vindo a ser eficaz na respiração do rapaz.

Na foto abaixo podemos ver Xiaolian com os dois narizes.