14º Fefosol terá participação de grupos de 5 estados e do Chile

O município de Quinta do Sol prepara a 14ª edição do Festival de Folclore (Fefosol). O festival, organizado pela Associação Parafolclórica Pôr do Sol, com apoio da prefeitura, tornou o município reconhecido como a capital paranaense do folclore. O espetáculo será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Eventos Osvaldo Silva. Confirmaram presença no festival oito grupos folclóricos de cinco estados diferentes e um do Chile.

Os grupos já confirmados são dois do estado do Pará (Frutos do Pará, e Balé Folclórico Paramazon); Rio Grande do Norte (Balé Popular Terras Potiguares); Rio Grande do Sul (Centro de Pesquisa Folclóricas Raízes Litorâneas); Sergipe (Grupo Parafusos); os grupos paranaenses Os Luziadas e Grune Stadt (de Maringá); e o anfitrião Pôr Do Sol. Para se ter ideia da dimensão do evento, até mesmo grupos de outros países irão participar, como o Balé Municipal Punta Arenas, do Chile. Os grupos se apresentarão todos os dias do festival.

A expectativa é que seja um sucesso. Aumentamos este ano a quantidade de grupos, geralmente trazíamos quatro grupos de outros estados, mas este ano estamos trazendo 5 além do grupo do Chile, comentou o coordenador do festival, Lucinei Carneiro, responsável pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol.

Segundo ele, aproximadamente 220 pessoas de ‘fora’ estarão na cidade durante o Fefosol, entre dançarinos, músicos e diretores. A intenção é que seja um festival maior ainda do que foi ano passado, ressaltou. Carneiro informou que durante o evento será realizada também a Tarde Escolar, no dia 1º de agosto a partir das 14 horas, no Centro de Eventos. É um evento voltado para alunos, recebemos estudantes da região toda, informou. Na ocasião, os grupos se apresentam aos estudantes e contam sua trajetória, há ainda a interação entre os artistas com os alunos.

Durante o festival será realizada ainda a 5ª edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com exposição e venda de produtos artesanais. A entrada é gratuita. O coordenador do Fefosol comentou que além de disseminar a cultura, o festival fomenta a economia local. O festival oferece alimentação básica, mas o pessoal vai para os bares, lanchonetes e lojas. Na semana do Fefosol as lojas oferecem promoções e acabam vendendo bastante, frisou.