Ação conjunta fiscaliza casas agropecuárias em Luiziana

Agentes do Ministério Público (MP), Vigilância Sanitária do Paraná e Municipal, além de equipes da Polícia Militar (PM), se uniram em uma força-tarefa no município de Luiziana, nesta semana, e realizaram uma operação de fiscalização de casas agropecuárias da cidade. As informações são do Luiziana Notícias.

De acordo com informações, a ação teve foco o combate à venda ilegal de substâncias tóxicas e produtos proibidos, como chumbinho e o fluoroacetato de sódio (um pesticida altamente tóxico, usado principalmente para controlar roedores e outros animais nocivos), também conhecido como “mão branca”.

Ambas as substâncias são proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por representarem alto risco à saúde pública e ao meio ambiente, e por não possuírem qualquer autorização legal para comercialização ou uso urbano.

Durante a fiscalização, dois estabelecimentos foram autuados. Neles, as autoridades encontraram cigarros contrabandeados e cães em situação de maus-tratos, mantidos em gaiolas, sem higiene adequada e com sinais visíveis de sofrimento. Os animais foram resgatados e estão recebendo os cuidados necessários.

A presença recorrente desses venenos em alimentos colocados em vias públicas tem causado a morte de inúmeros animais domésticos nos últimos meses no município, gerando alerta entre moradores e autoridades.

Conforme o Ministério Público, a operação é parte de uma série de ações que serão intensificadas nos próximos meses em todo o município. A orientação é que a população denuncie às autoridades policiais ou ao próprio MP qualquer comércio ou uso irregular dessas substâncias.

Serviço

Denúncias podem ser repassadas à Polícia Militar no telefone (44) 3525-8753; Vigilância Sanitária (44) 9 99995-6721 ou ao próprio Ministério Público, acessando aqui.