Alunos da educação infantil de Peabiru conhecem funcionamento do jornal em visita à TRIBUNA
O jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão, foi espaço de aprendizado na manhã desta terça-feira (9) para alunos do Infantil 5 da Escola Municipal Paulo Freire de Peabiru. Com idades entre 5 e 6 anos, 17 alunos conheceram o funcionamento do veículo de comunicação impresso e eletrônico, desde a produção das notícias até a circulação dos exemplares impressos e a veiculação das matérias on-line.
Os estudantes vieram acompanhados das professoras Iara Carolina da Silva Skuerek, Heloísa de Andrade e Maria Vilma Francisca de Oliveira e do diretor da instituição, Renan Cristiano da Costa. A atividade extraclasse faz parte do trabalho que as docentes estão desenvolvendo na escola referente ao gênero textual notícia, por meio do projeto “Gêneros textuais: cada aventura, uma descoberta”.
Conhecer um jornal foi uma experiência inédita para todos os alunos que compareceram à TRIBUNA, pois foi a primeira vez que eles tiveram contato com uma redação e uma gráfica jornalística pessoalmente. Segundo a professora Iara, nada melhor do que a prática para efetivar os conhecimentos. “Foi muito prazeroso para eles”, disse ela durante a visita.

“Acreditamos que as crianças da Educação Infantil aprendem de forma mais significativa quando vivenciam experiências concretas. Nessas situações, suas expectativas e aprendizagens tornam-se muito mais ricas”, pontuou, agradecendo a oportunidade concedida pelo jornal.
Antes da realização da atividade no local, os alunos estudaram previamente o gênero textual notícia, assim como realizaram diversas atividades de registro, gravação de vídeos e exploraram jornais e revistas impressos. Portanto, a excursão no setor de redação e no parque gráfico da TRIBUNA foi complementar à atividade pedagógica realizada em sala de aula.
Durante a visita, os estudantes também puderam sanar dúvidas sobre os processos da produção jornalística na região e receberam, cada um, um exemplar após a demonstração de impressão. “O objetivo é possibilitar que os alunos compreendam, por meio de experiências práticas, como as notícias são produzidas, suas características e demais gêneros e informações que surgirem ao longo da vivência”, disse a professora Iara.
Para os alunos, o momento mais encantador e divertido foi ver, ao vivo, o jornal ganhando forma. A equipe da gráfica explicou o funcionamento da máquina, permitindo que todos acompanhassem de perto o processo de produção das páginas.

“Nosso desejo é que os alunos compreendam o gênero trabalhado e que esse momento se torne uma lembrança especial em suas memórias”, enfatizou a docente, ao destacar que a proposta busca instigar, ainda, o prazer pelo mundo da leitura e da escrita desde cedo, mesmo antes de as crianças serem alfabetizadas.
Outras intervenções
O projeto também contempla a exploração de outros gêneros textuais. Por isso, as crianças já realizaram visita à biblioteca, onde participaram de uma contação de história, por meio do gênero fábula. Além disso, receberam uma palestra sobre poesia visual, com o professor e escritor Fábio Sexugi, autor da poesia “A xícara”.
Visita ao Correio, onde os alunos postaram uma carta escrita para um amigo da sala, e a produção de uma receita na cozinha da escola, explorando o gênero receita, foram outras ações contempladas no projeto. “Em breve, trabalharemos a biografia do escritor do Hino de Peabiru e faremos uma visita à sua casa para um bate-papo”, contou Iara.





