Alunos iniciam atividades do programa Proerd

A secretaria municipal de Educação de Janiópolis em parceria com a Polícia Militar, iniciou as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, na Escola Municipal Alfeu Teodoro. O foco do projeto são estudantes do 5º ano.

Durante os encontros do programa, que terá duração de três meses, serão realizadas atividades, cujos objetivos são os de desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole emocional, tomada de decisão responsável e compreensão do outro, de comunicação eficaz, de relacionamento interpessoal saudável, lidar com desafios e responsabilidades e cidadania.

“O Proerd vem para somar esforços da administração municipal, da Secretaria de Segurança do Estado e da Polícia Militar que prontamente nos ajudou. Temos a certeza de que eles saberão, com maestria, reforçar e repassar alguns valores que estas crianças levarão para a sua vida”, disse o prefeito de Janiópolis, Ismael Dezanoski (PSD).

As aulas do Proerd serão oferecidas todas às quintas e sextas-feiras, com uma hora de duração. O aluno receberá um livro, contendo dez lições com temas como combate ao cigarro, álcool, maconha, como selecionar as amizades, entre outros.

“A importância do Proerd é a prevenção e orientação ao aluno para ficar longe das drogas, resistir às pressões do grupo e procurar sempre dizer ‘não’ a qualquer situação que possa causar algum tipo de mal estar. O importante de tudo isso é a família – o alicerce, juntamente com a escola e a Polícia Militar como um tripé”, comentou o soldado Silva, instrutor do programa no município.

O Proerd

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Uma ação conjunta de professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido reforçar valores de cidadania, de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, a resistirem a elas.