Após 3 anos desativada, vereadores definem volta da Acamdoze durante encontro em Campo Mourão

Um encontro entre cerca de 40 vereadores de 10 municípios da região, na manhã deste sábado (5), na sede da Comcam, em Campo Mourão, definiu a reativação da Acamdoze (Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze), desativada desde meados de 2022. O último presidente da entidade foi o vereador de Boa Esperança, Valmir Duminelli.

Participaram da reunião parlamentares das Câmaras Municipais de Araruna, Boa Esperança, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Fênix, Luiziana, Peabiru, Terra Boa e Ubiratã. A pauta foi exclusivamente sobre o retorno da entidade, que representa a classe parlamentar na Comcam.

Apesar da pouca atuação da entidade nos seus últimos anos de funcionamento, a Acamdoze já foi palco de pautas e bandeiras regionais importantes em diversas áreas. Uma delas, foi referente à instalação da Escola de Formação de Soldados no 11º Batalhão de Campo Mourão, em que a entidade participou ativamente do processo com reuniões com o comando local e em Curitiba, dando a sua contribuição.

Outras ações já desenvolvidas foram audiências em meados de 2021 para tratar da redução dos valores de pedágio na época, inclusive com realização de audiência pública com a Assembleia Legislativa do Paraná. Outra ação foi a produção de um gibi sobre o Portal da Transparência, que envolveu escolas de vários municípios, Ministério Público e câmaras municipais. O trabalho foi desenvolvido na gestão do então presidente, Gilson Martins, ex-vereador de Boa Esperança. A Associação também atuava com ações voltadas para o seu quadro social, com cursos de capacitação aos vereadores.

A Acamdoze foi fundada em 5 de dezembro de 1979. A entidade atuava na defesa do parlamentarismo regional e nas demandas regionais, buscando o fortalecimento integrado da Comcam.

Durante a reunião deste sábado, entre os presentes estavam presidentes de algumas Câmaras Municipais, vereadores e assessores. Eles debateram a importância de a entidade estar ativa e fortalecida com a participação do maior número possível de câmaras associadas.

Na ocasião, os parlamentares lembraram que a Acamdoze deixou de ter movimentação em meados de 2022. Porém, ainda segue com CNPJ ativo e, conforme levantamentos preliminares, basta apenas um processo de eleição de uma nova diretoria para a legalização da associação.

Durante a reunião, ficou definida a formação de uma equipe que irá buscar organizar a eleição de reativação nos próximos dias, dentro dos trâmites estatutários, e a organização de uma chapa para compor a nova diretoria, abrangendo o maior número possível de câmaras participando e sendo representadas.

Também nos próximos dias, os vereadores que participaram da reunião neste sábado se comprometeram a fazer um “esforço” para contatar e mobilizar as demais Câmaras Municipais que não puderam participar do encontro. A ideia, conforme os vereadores, é de preferência que todas as 25 câmaras da microrregião participem ativamente desta nova fase da Acamdoze, fortalecendo o Poder Legislativo de toda a região para que possam ganhar força nas demandas regionais levadas às autoridades nas esferas estadual e federal.