Após estragos de lavouras com granizo, prefeito decretará emergência em Mamborê

A forte chuva de granizo que atingiu parte da zona rural de Mamborê, principalmente na comunidade do Guarani, no último dia 22, causou estragos significativos em áreas de milho safrinha causando prejuízos aos produtores, afetando consequentemente a economia do município. Lavouras inteiras foram destruídas pelas pedras de gelo.

O prefeito do município, Ricardo Radomski (PSD), anunciou que aguarda o levantamento detalhado dos estragos e que assinará um decreto de emergência no município. “Além do grande volume de granizo, os fortes ventos também prejudicaram bastante as lavouras, gerando grandes prejuízos aos agricultores das regiões atingidas”, lamentou o gestor.

Ele disse que além de lavouras, algumas residências na comunidade do Guarani e de sedes de propriedades rurais também tiveram os telhados danificados. “Temos que estar ao lado dos nossos agricultores neste momento difícil. Muitos já vinham contabilizando prejuízos causados pela estiagem no final de 2021 e no primeiro trimestre deste ano”, disse Radmski.

Vários produtores rurais procuraram a prefeitura relatando prejuízos. Inclusive o próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Jotta Massano, que sofreu grandes perdas na lavoura de feijão atingida pelo granizo. “O decreto será publicado tão logo que tivemos um levantamento detalhado dos danos causados”, ressaltou o prefeito.

Estragos pelos temporais foram registrados também nas cidades de Juranda (cidade mais afetada), Ubiratã, Boa Esperança, Goioerê e Janiópolis. Além do granizo, ventos fortes acompanharam as chuvas.