Após seis anos, ExpoCrochê volta a ser realizada em Barbosa Ferraz
Realizada pela última vez em 2019, a ExpoCrochê voltará a acontecer no município de Barbosa Ferraz no próximo mês. O evento, que antes era realizado anualmente, foi interrompido devido à pandemia de covid-19, sendo retomado apenas neste ano, em sua 8ª edição. Organizado pela prefeitura municipal e com vasta programação gratuita, a exposição artesanal será de 19 a 22 de novembro, no Salão Paroquial Santa Rita de Cássia.
A realização é da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a primeira-dama Rita de Cássia e com o apoio do setor produtivo de crochê do município, que fortalece e mantém viva essa tradição local. Não por acaso, Barbosa Ferraz é oficialmente reconhecida como a Capital Paranaense do Crochê desde 2016, por meio da Lei Estadual nº 18.903.
Segundo Mari Isiri, presidente da Associação de Artesãos de Barbosa Ferraz (Ponto a Ponto), o município conta com grande quantidade de artesãos que trabalham direta ou indiretamente com a técnica manual de tecer usando fio e agulha. A associação conta hoje com 20 associados. Além disso, há nove empresas relacionadas ao mercado de crochê, assim como várias artesãs.
Para fomentar o setor, a ExpoCrochê proporcionará aos visitantes locais e de cidades da região diversas atrações gratuitas, incluindo apresentações culturais, desfiles com peças feitas em crochê, exposições de produtos, oficinas e workshop.
No local, também terá praça de alimentação com produtos locais e caseiros, sorvetes, bolos, panificados, bolachas, compotas, queijos e outros. “Contamos com a presença dos amantes de artesanato e crochê”, convidou Mari Isiri, ao informar que a intenção é que o evento volte a ser realizado anualmente.

Programação completa
19 de novembro (quarta-feira)
19h – Abertura da Expo
19h30 – Abertura Oficial
20h – Apresentação Cultural
20h30 – Desfile
22h – Encerramento
20 de novembro (quinta-feira)
09h – Abertura da Expo
15h – Oficina Amigurumi (Palestrante Sirlene)
17h – Oficina de Artesanato Sustentável (Palestrante Senar)
20h – Apresentação Cultural
22h – Encerramento
21 de novembro (sexta-feira)
09h – Abertura da Expo
15h – Oficina Iniciação no Crochê
19h – Workshop Fotografia no Empreendedorismo (Palestrante Danielly Moraes)
20h – Apresentação Cultural
22h – Encerramento
22 de novembro (sábado)
09h – Abertura da Expo
20h – Apresentação Cultural
22h – Encerramento
Serviço
Embora a participação seja gratuita, os organizadores solicitam que os visitantes confirmem a presença preenchendo formulário on-line. O Salão Paroquial Santa Rita de Cássia está localizado na Avenida Paraná. Mais informações podem ser obtidas entrando em contato pelo telefone (44) 3275-1377 (Secretaria de Indústria e Comércio) ou por e-mail: [email protected]

