Barbosa Ferraz inicia mutirão de cirurgias oftalmológicas para zerar fila de espera

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbosa Ferraz está empenhada em zerar as filas de espera em diversas especialidades, com foco no atendimento às necessidades da população. Desta vez, os moradores que aguardam por cirurgias oftalmológicas de catarata ou pterígio terão acesso ao procedimento de forma gratuita.

A ação é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Barbosa Ferraz e o Hospital Regional de Olhos Dr. Prime, de Mamborê, com início nesta terça-feira (15). A iniciativa visa eliminar a fila de cerca de 280 pacientes que aguardam pelo tratamento cirúrgico.

O secretário municipal de Saúde, Leandro de Mello, destacou a relevância do cuidado com a visão e o compromisso da gestão com a saúde pública. “Eu e a minha equipe estamos muito felizes por isso, porque, com certeza, essa ação irá fazer a diferença para essas pessoas que tanto aguardavam por esse momento”, afirmou, enfatizando o apoio total do prefeito Carlos Caxão à iniciativa.

Segundo Mello, todos os pacientes da cidade que estão na fila serão atendidos gratuitamente na unidade hospitalar em Mamborê, sem custo, inclusive, para o município. O transporte até o local também será garantido pela prefeitura. Caso as cirurgias fossem realizadas de forma particular, o investimento estimado seria de cerca de R$ 500 mil, conforme informou o secretário.

Entusiasmado, ele deixou um recado à comunidade: “Você que aguardava cirurgia, em breve, os encaminhamentos chegarão à sua casa”, declarou. Os procedimentos serão organizados em grupos de 60 pacientes, com previsão de encerramento em menos de um mês.

As cirurgias ocorrerão às terças e quintas-feiras, até que a demanda seja totalmente atendida. Os pacientes passarão por exames clínicos e preparatórios antes da cirurgia e receberão, posteriormente, avaliação pós-operatória.

Recentemente, a secretaria de Saúde, também com apoio da prefeitura, viabilizou o encaminhamento de aproximadamente 100 tomografias, custeadas pelo Governo do Estado. A medida praticamente zerou a fila de espera para o exame no município.